Desenvolvimento de competências para exercer o empreendedorismo na Contabilidade:
um estudo em universidades públicas
DOI:
https://doi.org/10.23925/cafi.71.67106Palabras clave:
ensino contábil, empreendedor, contabilidade, projeto pedagógico, profissional autônomoResumen
O objetivo deste trabalho foi verificar o alinhamento dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) de Ciências Contábeis em relação ao desenvolvimento de competências necessárias para exercer o empreendedorismo, especialmente em universidades públicas. A metodologia envolveu pesquisa documental para analisar os PPCs de 15 universidades em relação à abordagem de competências relacionadas ao empreendedorismo, no que tange ao perfil do egresso esperado pelas instituições. Os resultados demonstram que há um baixo alinhamento entre as competências esperadas para o egresso de Ciências Contábeis que deseja se tornar empreendedor e o que, de fato, os cursos desenvolvem em sua formação. Exceto pelas competências Ética e Comprometimento, a menção às demais competências estudadas teve pequena aderência por parte dos PPCs. O trabalho traz como contribuição principal a discussão sobre o desenvolvimento de competências relacionadas ao empreendedorismo ao discente de Ciências Contábeis, considerando que empreender, especialmente por meio da abertura de um escritório de contabilidade, é um dos possíveis caminhos em termos de carreira que o estudante pode trilhar. Outra contribuição se relaciona à adaptação às novas Diretrizes Curriculares Nacionais (2024), discutindo que pode haver alguma dificuldade de adaptação a essa nova proposta por parte das universidades.
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