As mudanças nas rotinas de trabalho decorrentes do Covid-19 em escritórios de contabilidade na cidade de Floriano/PI

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/cafi.v6i1.62813

Palabras clave:

Contabilidade, Home office, Covid-19

Resumen

A partir da nova realidade decorrente da pandemia do Covid-19, tem-se que a contabilidade é de fundamental importância da para a continuidade das empresas. Ante a isso, o presente estudo objetivou investigar o trabalho do profissional de contabilidade e observar como foi feito o uso da ferramenta de trabalho no formato home office. A metodologia quanto aos objetivos é descritiva, quanto à abordagem, quantitativa e, para os procedimentos de coleta e análise dos dados, elaborou-se um questionário. A amostra da pesquisa compreendeu um quantitativo de 18 escritórios. Os resultados evidenciam que 39% dos escritórios possuem mais de 10 anos e a grande maioria possui até 5 colaboradores. Observou-se que os escritórios, mesmo satisfeitos com seu desempenho durante o período de home office, ainda sim preferem continuar suas atividades de forma tradicional. Somente 8% afirmaram insatisfação quanto ao desempenho das atividades home office. Assim sendo, tem-se que é claro e evidente que a modalidade home office é uma opção para casos adversos ao trabalho presencial e que não está presente nos planos dos escritórios de Floriano-PI, apesar de ter sido considerado uma modalidade com resultados satisfatórios.

Biografía del autor/a

Maria Odete Rodrigues Santos, Universidade Estadual do Piauí - UESPI

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI

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Publicado

2023-04-01

Cómo citar

Santos, M. O. R. ., & Mota, J. D. S. O. (2023). As mudanças nas rotinas de trabalho decorrentes do Covid-19 em escritórios de contabilidade na cidade de Floriano/PI. CAFI, 6(1), 102–118. https://doi.org/10.23925/cafi.v6i1.62813