A influência dos meios de comunicação na opinião pública no sistema político

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/ddem.v0i2.50544

Palavras-chave:

Comunicação de massa, Informações, Opinião pública, Política

Resumo

Os meios de comunicação de massa, como rádio, jornal, televisão, internet, em um estado democrático de direito, são detentores de poder, porque concentram as informações. Influenciam a opinião privada e pública, porque, do que é veiculado pela mídia por meio da emissão da mensagem, da notícia, da informação, é recebido por aquelas pessoas que estão conectadas a eles. São diversas as informações transmitidas e se aterá àquelas que estão ligadas à política. Assim, o problema que a pesquisa busca responder é: de que maneira os meios de comunicação podem influenciar a opinião pública no sistema político? A investigação utilizará da pesquisa documental e bibliográfica estabelecendo como caminho a exploração dos meios de comunicação no contexto industrial, depois da análise dos meios de comunicação e sua relação com a mídia e, por último, da compreensão do que vem a ser a opinião pública e a interação com o sistema político. O resultado da pesquisa mostra que houve um processo histórico de formação dos meios de comunicação e que a utilização destes pode exercer eficaz influência sobre o sistema político.

Biografia do Autor

Rafaela Silva Brito, Universidade da Amazônia - UNAMA, Belém, Pará

Bacharelado em Direito com Habilitação em Direito Agrário e Direito Ambiental pela Universidade da Amazônia - Belém. Advogada, em Brasília e em Fortaleza, atuante no Direito e nas Relações Internacionais. Palestrante e estudos realizados em universidades na Alemanha, Argentina, Estados Unidos, Irlanda, Itália e Reino Unido. Assessora Legislativa Federal na Câmara dos Deputados. Vice- Presidente do IEDF (Instituto Brasileiro de Educação em Direitos e Fraternidade). Cursando disciplinas válidas para o doutorado em Direito Constitucional na Universidad de Buenos Aires-UBA. Mestra em Estudos Ambientais pela Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales-UCES, em Buenos Aires. Aluna Especial do Mestrado em Poder Legislativo da Câmara dos Deputados. Especialista em Relações Internacionais pela Faculdade de Direito Damásio de Jesus. Especialista em Direito Ambiental pela Facinter. Especialista em Direito Internacional pela UNIFOR. Especialista em Direito de Família e Sucessões pela Faculdade de Direito Damásio de Jesus. Especialista em Direito Penal pela Faculdade Projeção. Especialista no MBA em Mercado Financeiro e Investimento pela Faculdade Fortium. Especialista em Auditoria e Legislação Tributária pela Faculdade Fortium. Ex- membro da Comissão de Direito Ambiental e de Direito Internacional da OAB-CE. Autora da Editora Vestcon em diversas apostilas sobre Direito Ambiental, Direito Internacional e Direitos Humanos. Colunista da revista PLURALE. Membro da Comissão Nacional do Movimento Político Pela Unidade (MPPU). Certificada pela Escola Civitas de Formação Política e Social. Coordenadora da Comissão Regional do Distrito Federal da rede de Comunhão e Direito. Ex- representante, no Brasil, da Fundação Pamerco Intercâmbio Cultural. Ex- membro da Comissão de Direito Ambiental da OAB-DF. Ex- participante da Comissão de Direitos Humanos da OAB-DF. Membro da delegação de Humanidade Nova das Nações Unidas para participar da Rio + 20. Diretora Acadêmica Adjunta do IEDF (Gestão 2017-2019)

Eliana Maria de Souza Franco Teixeira, Universidade Federal do Pará - UFPA, Belém, do Pará, PA

Doutora em Direito pela Universidade Federal do Pará. Desenvolveu a Tese na linha de pesquisa: Direitos Humanos e Inclusão Social. É Mestre em Direito do Estado e graduada em Direito pela Universidade da Amazônia - UNAMA. Na atividade acadêmica foi Coordenadora Adjunta e Professora do Curso de Graduação em Direito da Universidade da Amazônia, no período de 1999 a 2009, atuou como Professora Orientadora dos Cursos de Pós-graduação Lato Sensu em Direito do Centro de Formação Específica e de Educação à Distância da Universidade da Amazônia - CESFE/UNAMA (2008) em convênio com a LFG, em que colaborou com o desenvolvimento da Educação à Distância. As atividades acadêmicas envolvem o Direito do Estado, Gestão Pública, atuando em conteúdos como o Teoria Geral do Estado, Direito Constitucional, Direitos Humanos e Direito da Seguridade Social. Sua produção científica envolve o Direito Educacional em que tem livro, artigos e resumos publicados, Gestão Pública e Direito Constitucional. Atualmente é Professora Efetiva da Universidade Federal do Pará das disciplinas de Direito da Seguridade Social e de Legislação Social, vinculada ao Instituto de Ciências Jurídicas e professora Permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão Pública do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA-UFPA).

Referências

AFFONSO, Annibal. Você está preparado para a quarta revolução industrial? 2017. Disponível em: <https://professorannibal.com.br/2017/05/09/voce-esta-preparado-para-aquarta-revolucao-industrial/>. Acesso em: 21 abr. 2019.

BERCHOLC, Jorge. La opinión pública de los estudiantes de la Universidad de Buenos Aires. Opinión pública y medios de comunicación. Buenos Aires: La Ley, 2003, p.3.

BERCHOLC, Jorge Del diario como foro al diario televisivo: La influencia de la televisión en los diarios. Opinión pública y medios de comunicación. Buenos Aires: La Ley, 2003, p.45.

BERCHOLC, Jorge. Opinión pública y democracia. Buenos Aires: Lajouane, 2015 p.37.

CONGRESSIONAL MANAGEMENT FOUNDATION. Communicating with congress: how capitol hill is coping with the surge in citizen advocacy. 2007. Disponível em: <http://www.congressfoundation.org/storage/documents/ CMF_Pubs/cwc_capitolhillcoping.pdf>. Acesso em: 06 mai. 2019.

FERREIRA, Fernanda Vasques. Raízes históricas do conceito de opinião pública em comunicação. Em Debate, Belo Horizonte, v.7, n.1, p.50-68, jan. 2015.

GENESINI, Silvio. A pós-verdade é uma notícia falsa. Revista USP • São Paulo • n. 116 • p. 45-58 • janeiro/fevereiro/março 2018. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revusp/article/download/146577/140223/. Acesso em: 04 set. 2020.

GOLBECK, Jennifer; GRIMES, Justin; ROGERS, Anthony. Twitter use by U.S. Congress. Journal of the American Society for Information Science and Technology, v. 61, n. 8, p. 1612-1621, 2010.

GROSSI, Giorgio. La opinión pública: teoría del campo demoscópico. Madrid: Centro de Investigaciones Sociológicas, 2007.

GUAZINA, L. O conceito de mídia na comunicação e na ciência política: desafios interdisciplinares. In: Revista Debates, Porto Alegre, v. 1, n. 1, p. 49-64, jul.- dez.2007.

GUO, Yan-Rong; CAO, Qingp Dong; HONG, Zhong-Si; TAN, Yuan-Yang; CHEN, Shou-Dengm; JIN, Hong-Jun; TAN, Kai-Sen; WANG, De-Yun; YAN, Yan. The Origin, Transmission in Clinical Therapies on Coronavirus Disease 2019 (CONVI-19) Outbreak – In Update on the Status. Published online 2020 Mar 13. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7068984/. Acesso em: 01 abr. 2020.

LIMA, V. A. Mídia: teoria e política. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2001.

LIMA, V.A. Sete teses sobre a relação mídia e política. Revista USP, São Paulo, n .61, p. 48-57, 2003.

MANIN, Bernard. A democracia do público reconsiderada. Novos estudos CEBRAP, n. 97, p. 115-127, 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-33002013000300008&lng=en&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 06 abr. 2019.

MIGUEL, Luis Felipe. Os meios de comunicação e a prática política. Lua Nova Revista de Cultura e Política, n.55-56, p.155-184, 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-64452002000100007&script=sci_abstract&tlng=pt> Acesso em: 06 abr. 2019.

MITOZO, I. B. Participação e deliberação em ambiente online: um estudo do Portal e-Democracia. 2013. 105 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013. Disponível em: http://www.repositorio. ufc.br/ri/bitstream/riufc/7895/1/2013-DIS-ibmitozo.pdf. Acesso em: 08 abr. 2019.

RODRIGUES, Malena Rehbein; BARROS, Antonio Teixeira de; BERNARDES, Cristiane Brum. Vozes Sociais na Imprensa: a sociedade no noticiário político. Revista de Ciências Sociais, v. 47, n. 2, p. 16-62, 2016. Disponível em: <http://www.periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/6341>. Acesso em: 13 mai. 2019.

SAPERAS, E. Os efeitos cognitivos da comunicação de massas. Lisboa: Edições Asa, 2000.

SCHWAB, Klaus. A quarta revolução industrial. Tradução de Daniel Moreira Miranda. São Paulo: Edipro, 2016.

SCHWAB, Klaus; DAVIS, Nicholas. Aplicando a quarta revolução industrial. Tradução de Daniel Moreira Miranda. São Paulo: Edipro, 2018.

VOLPATTI, Leonardo; LIMA, Fábio Monteiro. A eleição das redes sociais: análise dos principais fatores políticos da eleição de 2018. Disponível em: <http://www.levels.guru/a-eleicao-das-redes-sociais/>. Acesso em: 03 mai. 2019.

Downloads

Publicado

2021-06-30