O princípio da dignidade da pessoa humana como fundamento do reconhecimento da identidade sexual como direito de personalidade: análise da ADPF 527

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/ddem.v.2.n.5.57501

Palavras-chave:

Dignidade da pessoa humana, Direitos de personalidade, Pessoas transexuais, ADPF 527

Resumo

O objetivo do presente trabalho foi analisar o princípio da dignidade humana se materializar por meio dos direitos de personalidade aplicados à possibilidade de escolha da pessoa transexual em optar pelo encarceramento na facilidade prisional do gênero que lhe proporcionar maior segurança a integridade física e psicológica. Para tanto, utilizou-se o método teórico-bibliográfico, analisando doutrina constante em livros, artigos e publicações jurídicas, bem como o estudo jurisprudencial. Foram visitados também os textos legais que versam sobre o tema. Ao final, concluiu-se que o Estado deve assegurar condições mínimas de garantia à preservação dos direitos de personalidade às pessoas transexuais.

 

Biografia do Autor

Maria Victória da Fonseca Esmanhotto, Centro Universitário Curitiba, Unicuritiba, Programa de Pós-Graduação

Mestranda em Direito Empresarial e Cidadania pelo Centro Universitário Curitiba - UNICURITIBA. Formada pelo Centro Universitário Curitiba - UNICURITIBA (2020). Advogada criminalista no escritório Beno Brandão Advogados Associados . 

Rafael Santana Barros Lins, Centro Universitário Curitiba, Unicuritiba, Programa de Pós-Graduação

Aluno especial no programa de mestrado do Centro Universitário de Curitiba - UNICURITIBA (2019). Especialista em Direito Processual Civil pela Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes - LFG (2018), pós-graduado em Gestão de Negócios Jurídicos pela Fundação Getúlio Vargas - FGV (2017) e Bacharel em Direito pela Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ (2010).

Luiz Eduardo Gunther, Centro Universitário Curitiba, Unicuritiba, Programa de Pós-Graduação

Pós-Doutor em Direito pela PUC-PR (2015). Doutor em Direito pela Universidade Federal do Paraná (2003). Mestre em Direito pela Universidade Federal do Paraná (2000). Graduado em Direito e em História pela Universidade Federal do Paraná (1977). Desembargador no Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região. Professor Permanente do Programa de Mestrado em Direito Empresarial e Cidadania do Centro Universitário Curitiba - UNICURITIBA. Tem experiência em: Direito Internacional do Trabalho. Direito Sindical e Coletivo do Trabalho. Tutela dos Direitos de Personalidade na Atividade Empresarial. Crise da Jurisdição: Efetividade e Plenitude Institucional. Autor de diversas obras na área do Direito do Trabalho. Poeta nas horas vagas, com diversos livros publicados. Membro da Academia Brasileira de Direito do Trabalho, do Conselho Editorial do Instituto Memória - Centro de Estudos da Contemporaneidade, do Centro de Letras do Paraná e do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná. Orientador do Grupo de Pesquisa que edita a Revista Eletrônica do TRT9

Referências

ARAÚJO, Luiz Alberto David. A proteção constitucional da própria imagem. São Paulo: PUCSP, 1989.

BARROSO, Luís Roberto. A dignidade da pessoa humana no direito constitucional contemporâneo: natureza jurídica, conteúdos mínimos e critérios de aplicação. Versão provisória para debate público. Mimeografado, dez. 2010. Disponível em: <https://www.luisrobertobarroso.com.br/wp-content/uploads/2010/12/Dignidade_texto-base_11dez2010.pdf> Acesso em: 27 ago. 2021.

BRASIL. Lei nº 10.406, 10 de janeiro de 2002. Institui o Código Civil. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 11 jan. 2002.

BRASIL. CNJ. Resolução Conjunta nº 348, de 13 de outubro de 2020. Disponível em: https://atos.cnj.jus.br/atos/detalhar/3519. Acesso em 3 de outubro de 2021.

BRASIL. Constituição Federal de 1988. Planalto. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em 14 de set. 2021.

BRASIL. Supremo Tribunal Federal. ADI nº 2.649. Relatora Ministra Carmen Lúcia. Lex: jurisprudência do STF, publicação em 8 maio 2008.

COELHO, Maria Julieta Lima. A identidade de gênero e os direitos da personalidade: a despatologização das transidentidades. Rio Grande do Sul: FURG, 2016.

COMPARATO, Fábio Konder. A afirmação histórica dos direitos humanos. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2003.

CUNHA, Leonardo Reinaldo da. Identidade e redesignação de gênero: aspectos da personalidade, da família e da responsabilidade civil. São Paulo: PUC-SP, 2014.

KANT, Immanuel. Fundamentação da metafísica dos costumes. Tradução de Paulo Quintela. Lisboa: Edições 70, 2007.

MARIGHETTO, Andrea. A Dignidade Humana e o limite dos direitos da personalidade. Revista Consultor Jurídico, 21 ago. 2019. Disponível em: <https://www.conjur.com.br/2019-ago-21/marighetto-dignidade-humana-limite-direitos-personalidade> Acesso em: 3 out. 2021.

MORAES, Alexandre de. Constituição do Brasil interpretada e legislação constitucional. São Paulo: Atlas, 2011.

SARMENTO, Daniel. Dignidade da pessoa humana: conteúdo, trajetórias e metodologia. Belo Horizonte: Fórum, 2016.

Downloads

Publicado

2022-09-21