Democracia en la nueva era

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/ddem.v.2.n.5.58291

Palavras-chave:

Democracia, Direitos humanos, Tecnologias, Digital, Liberdade

Resumo

As novas tecnologias nos imergiram em um mundo interconectado antes impensável e repensando novos paradigmas para materializar nossos projetos e agendas de cooperação, tanto regionais quanto globais. A pandemia digitalizou os serviços e deu múltiplos usos às Tecnologias de Informação e Comunicação. A democracia é a forma de governo que caracteriza um estado cujo principal valor é a liberdade. Os valores republicanos, constitucionais e de direitos humanos são essenciais para sustentar e promover o estado democrático. O objetivo deste trabalho é discutir o impacto das Novas Tecnologias na sociedade, principalmente com a pandemia, e o papel da democracia, em um tecido social já bastante prejudicado, e que sofreu mais violações de seus Direitos Humanos a partir da pandemia do COVID 19. A metodologia é partir das bases gerais, dedutivas, para chegar a uma hipótese de trabalho seriamente argumentada, e depois partir com algumas conclusões específicas do que foi a retirada de liberdades e garantias processuais em uma pandemia . É neste Novo Renascimento que nos encontramos, com um mundo altamente técnico, inovador, mas com graves lacunas, não só digitais, mas também económicas e, sobretudo, emocionais. Nosso dever é construir um mundo melhor.

Biografia do Autor

Romina Florencia Cabrera, Universidad Nacional de Córdoba, Córdoba

Advogada. Duas Ordens de Mérito, Nações Unidas de Letras. UNLP-USAL. Doutorando da UNLP. Embaixador Itinerante da Paz. Excelente Professor Interamericano Bia 2021, Escola Interamericana de Contencioso. Internacional Pesquisador-Professor-Assessor-Consultor em todo o mundo. Diretor de Segurança Informática da ASCASEPP, Ibero-América-Mundo, sede na Espanha. Membro da E-Justicia Latin America. Membro honorário das Nações Unidas de Letras. Reconhecimento de carreira e participação na Campanha Únete - ONU Mulheres 2020. Diretora do Grupo de Pesquisa em Tecnologia e Economia Digital da Universidade de Morón. Professor Visitante do Instituto Internacional de Direitos Humanos, Capítulo para as Américas. Professor Visitante da Escola Interamericana de Contencioso. Membro do Observatório Ibero-Americano de Proteção de Dados. Embaixador na Ibero-América da Associação Salamanca contra o Bullying e o Cyberbullying. Professora Ianca. Membro do Conselho. Membro da Academia Internacional de Graduados em Direito do México. Membro do Instituto de Direito Constitucional e Político da Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais da Universidade Nacional de La Plata. Palestrante internacional pela paz. Diretor do Capítulo Argentino da Latin Iuris. Professor Visitante da Universidade de Córdoba, Argentina. Professor Visitante da Universidade de Salamanca, Espanha. Membro e conselheiro Icann-Isoc Argentina-Internet Society. Jurista Digno da Universidade de Trujillo, Peru. Ilustre Visitante do Peru. Reconhecimento pela Ilustre Ordem dos Advogados de Cajamarca, Peru. Colaborador da Transvision Madrid e do Projeto Millennium. Professor Visitante da Universidade de Anahuac, México. Prêmio Internacional Elo na Corrente da Paz. Autor do livro "Ciência para a Paz". Autor de vários artigos acadêmicos e coautor de livros e tratados internacionais.

Referências

Declaración de La Plata: “Hacia la unificación de criterios para la protección de datos personales de niñas, niños y adolescentes”. Sitio web: http://oiprodat.com/declaracion-de-la-plata/. Fecha de consulta del Sitio: 11/6/2017.

Declaración Universal de los Derechos Humanos. Sitio Web: https://www.un.org/es/about-us/universal-declaration-of-human-rights. Fecha de Consulta del Sitio: 19/05/2022.

¿Que son los Derechos Fundamentales? Sitio Web: https://blog.oxfamintermon.org/derechos-fundamentales-cuales-son/#:~:text=utilizarlos%20con%20criterio!-,%C2%BFQu%C3%A9%20son%20los%20derechos%20fundamentales%3F,las%20personas%20por%20su%20dignidad. Fecha de consulta del sitio:19/05/2022.

Publicado

2022-09-21