Resenha do livro “Juntando cacos, resgatando vidas

valorização humana, base do método APAC e a viagem ao mundo interior do prisioneiro – psicologia do preso”

Autores

  • Gilmar Siqueira Universidade Federal do Pará - Programa de Pós-Graduação https://orcid.org/0000-0002-0042-4984
  • Rogério Cangussu Dantas Cachichi Universidade de Marília - UNIMAR - Programa de Pós-Graduação

DOI:

https://doi.org/10.23925/ddem.v.2.n.5.58497

Palavras-chave:

Método APAC, Execução Penal, Direito Penal

Resumo

Esta resenha tem por objetivo apresentar o livro Juntando Cacos, Resgatando Vidas [...], de Valdeci Antônio Ferreira. O livro é ao mesmo tempo uma explicação do método APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) e a apresentação da proposta humanizadora de cumprimento da pena criminal levada a cabo pelo método. Toda uma parte do livro é dedicada às denominadas palestras de valorização humana, que buscam oferecer uma oportunidade de exame de consciência aos presos.

Biografia do Autor

Gilmar Siqueira, Universidade Federal do Pará - Programa de Pós-Graduação

Doutorando em Direito pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em Direito pelo Centro Universitário Eurípides de Marília - UNIVEM (2021). Bacharel em Direito pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (2017). Temas de pesquisa: Filosofia do Direito;Filosofia da Lei Natural; Método APAC; Ética; Humanismo Cristão; Direito e Literatura; Direito e Fraternidade; Dignidade da pessoa humana.

Rogério Cangussu Dantas Cachichi, Universidade de Marília - UNIMAR - Programa de Pós-Graduação

Doutorando em direito pela Universidade de Marília – UNIMAR. Mestre em direito pelo Centro Universitário Eurípides de Marília – UNIVEM/Fundação, sob a orientação do Prof. Dr. Lafayette Pozzoli e a coorientação do Prof. Dr. Ilton Garcia da Costa (UENP). Graduado em filosofia (UEL). Membro dos grupos de pesquisas: GPCERTOS e Políticas Públicas (UENP), ambos cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisas do CNPq. Organizador do livro e articulista de artigos, dentre outros, Fraternidade e Misericórdia – um olhar a partir da justiça e do amor. Juiz Federal da Subseção Judiciária de Jacarezinho/PR. E-mail: rogeriocangussu@gmail.com. https://orcid.org/0000-0002-5125-9018.

Referências

FERREIRA, Valdeci Antônio. Juntando Cacos, Resgatando Vidas: Valorização Humana, Base do Método APA e a Viagem ao Mundo Interior do Prisioneiro – Psicologia do Preso. Belo Horizonte, Gráfica O Lutador, 2017.

Downloads

Publicado

2022-09-21