Reconfiguração das relações humanas e sociais a partir da tecnologia:

Perspectivas sobre a exposição midiática segundo Bauman e Debord e os efeitos jurídicos aos direitos fundamentais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/ddem.v.2.n.8.62030

Palavras-chave:

Direitos Fundamentais, Exposição, Reconfiguração, Relações humanas e sociais, Tecnologia

Resumo

O presente trabalho apresenta como tema central uma discussão crítico-reflexiva em relação à utilização das tecnologias digitais na sociedade contemporânea. Assim, destaca como objetivo principal verificar se estas atuam como ferramenta definitiva na reconfiguração das relações humanas e sociais, promovendo sensíveis alterações e rupturas. Do mesmo modo, impende verificar o impacto da exposição midiática no âmbito dos direitos fundamentais, e a necessidade de proteção deles. Nesse aspecto, utilizou como referencial teórico os escritos preconizados por Zygmunt Bauman e Guy Debord. Como metodologia, empregou-se o método de abordagem hipotético-dedutivo, o método de procedimento funcionalista, além de empregar a técnica de pesquisa bibliográfica e documental.

Biografia do Autor

Bruno Mello Corrêa de Barros Beuron, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Mestre em Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direito - PPGD da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Graduado em Direito pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), atual Universidade Franciscana (UFN). Professor substituto do Curso de Direito, Curso de Ciências Econômicas, Curso de Gestão Pública e Curso de Relações Internacionais da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus Santana do Livramento, edital n 239/2020, de março de 2021 a fevereiro de 2023.Aluno do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Especialização em Gestão Pública da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.Pesquisador do Observatório de Gestão Universitária para a Inclusão e Desenvolvimento Social do Pampa, da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA.

Sandra Regina Martini , Programa de Pós-Graduação em Direito - PPGD da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1983), Especialização em Saúde Pública, Escola Nacional de Saúde Pública - FIOCRUZ (1985), Especialização em Programação e Gerência dos Serviços de Saúde, Escola Nacional de Saúde Pública – FIOCRUZ (1987), Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1997), Doutorado em Evoluzione dei Sistemi Giuridici e Nuovi Diritti pela Università Degli Studi di Lecce (2001), Pós-doutorado em Direito (Roma Tre, 2006) e Pós-doutorado em Políticas Públicas (Universidade de Salerno, 2010).. Diretora da Escola de Saúde Pública do Estado Rio Grande do Sul (janeiro de 2007 a fevereiro de 2011), Membro do Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - FAPERGS (de janeiro de 2008 a dezembro de 2013). Atualmente é Professora visitante da Università Gabriele dAnnunzio di Chieti-Pescara Professora visitante e agora é professora colaboradora do programa de Pós-Graduação em Direito, na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul/ UFMS, colaboradora no programa de pós-graduação em Direito e integrando o Centro de Estudos Europeus e Alemães, na Universidade Estadual do Estado do Rio Grande do Sul / UFRGS. Professora da Universidade La Salle.

Referências

AMARAL, Francisco. Direito Civil – Introdução. 5. ed. Rio de Janeiro: Renovar. 2003.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade e ambivalência. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.

BAUMAN, Zygmunt. Em busca da política. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.

BAUMAN, Zygmunt. A sociedade individualizada. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

BAUMAN, Zygmunt. Amor líquido. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.

BAUMAN, Zygmunt. Vigilância Líquida: diálogos com David Lyon. Tradução Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.

BECK, Ulrich. O que é globalização? Equívocos do globalismo: respostas à globalização. Traduzido por André́ Carone. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. 1988.

BRASIL. Código Civil. Lei 10.406, de 10 de janeiro de 2002. 2002.

CARDOSO, Gustavo. A Mídia na Sociedade em Rede: filtros, vitrines, notícia. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2007.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. A era da informação. Economia, Sociedade e Cultura. Lisboa. v. 2, 2002.

CASTELLS, Manuel. Conversación com Manuel Castells. Quaderns, n. 11, 2001. Disponível em: www.audiovisualcat.net/publicaciones/Q11castmc.pdf. Acesso em 09 maio 2023.

CASTELLS, Manuel. O fim do milênio. A era da informação. Economia, Sociedade e Cultura. Lisboa, v. 2. 2004.

DEBORD, Guy. A Sociedade do espetáculo. Tradução Estela dos Santos Abreu. Prólogo Christian Ferrer. 2. ed. Rio de Janeiro: Contraponto, 2017.

DEGENNE, A.; e FORSÉ, M. Introducing Social Networks. London: Sage, 1999.

DINIZ, Maria Helena. Curso de Direito Civil Brasileiro - vl. 1 - Teoria Geral do Direito Civil - 29.ed., São Paulo - Saraiva 2012.

GIDDENS, Anthony. As consequências da modernidade. Traduzido por Raul Fiker. São Paulo: Editora UNESP, 1991.

GIDDENS, Anthony. As consequências da modernidade. Oeiras: Celta, 1998.

GIDDENS, Anthony. Modernidade e identidade. Traduzido por Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.

NUNES, Lara Moeller; VOGT, Luísa Rocha; RAMOS, Luiza Antunes; LIMA, Marcela Reckziegel de. Sociedade do Espetáculo: mídia e pós-verdade. In: Materializando Conhecimentos, v. 8, set/2017. Disponível em: https://www.redeicm.org.br/revista/wp-content/uploads/sites/36/2019/06/a6_sociedade_esspetaculo.pdf. Acesso em 09 maio 2023.

RECUERO, Raquel. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. 4.ed. São Paulo: Cortez, 1997.

SILVA, Rosane Leal da. A Proteção Integral dos Adolescentes internautas: limites e possibilidades em face dos riscos no ciberespaço. 2009. Tese (Doutorado em Direito) – Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, 2009. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93433. Acesso em 09 maio 2023.

TARTUCE, Flávio. Direito civil, v. 1: Lei de Introdução e Parte Geral. São Paulo: MÉTODO, 2014.

WASSERMAN, S. e FAUST, K. Social Network Analysis. Methods and Applications. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 1994.

WELLMAN, B. Little Boxes, Glocalization, and Networked Individualism? In: TANABE, M.; BESSELAAR, P.van den; ISHIDA, T. Digital Cities II: Computational and Sociological Approaches. (p.10-25), Berlin: Springer, 2002. Disponível em: http://www.chass.utoronto.ca/~wellman/publications/littleboxes/littlebox.PDF. Acesso em 11 maio de 2023.

WEBSTER, F. Theories of the information society. London: Routledge, 1995.

Downloads

Publicado

2023-09-01