Gestão democrática e participativa à luz do direito educacional

igualdade e inclusão no ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/ddem.v.2.n.14.70593

Palavras-chave:

Gestão Democrática, Direito Educacional, Educação Inclusiva, Direito Constitucional, Igualdade, Participação Comunitária

Resumo

Este artigo analisa a relação entre a gestão democrática e a educação inclusiva no contexto do direito educacional brasileiro, destacando os desafios estruturais e normativos que dificultam a efetivação desses princípios nas instituições de ensino. A pesquisa é de natureza qualitativa, com delineamento exploratório-descritivo, baseada na análise documental de marcos legislativos, jurisprudência dominante dos tribunais superiores e estudos de caso sobre práticas participativas em redes públicas de ensino. Parte‑se do pressuposto de que há uma discrepância entre os dispositivos legais que asseguram igualdade, inclusão e participação e a realidade prática, marcada por evasão escolar, exclusão de grupos vulneráveis e desigualdade na distribuição de recursos. O objetivo é investigar de que forma a gestão democrática pode servir como instrumento para a concretização dos direitos fundamentais no ambiente educacional, promovendo um ensino mais equitativo e participativo. Os resultados indicam que, apesar dos avanços legislativos, a implementação da gestão democrática ainda enfrenta obstáculos como insuficiência de investimentos, barreiras culturais e lacunas na formação continuada de educadores. Experiências exitosas demonstram que mecanismos como o fortalecimento dos Conselhos Escolares, a adoção do orçamento participativo e a ampliação da participação da comunidade escolar são essenciais para a construção de um sistema educacional mais equitativo e inclusivo. A originalidade do estudo reside na articulação entre teoria e prática no campo do Direito Educacional, apresentando soluções concretas para superar desafios históricos e contribuindo para a consolidação da educação como direito fundamental acessível a todos.

Biografia do Autor

Tiago de Souza Fuzari, Centro Universitário de Itajubá - FEPI, MG

Professor no Centro Universitário de Itajubá - FEPI. Membro do NDE do Curso de Direito - FEPI (2024.2 - atual). Membro da Equipe Editorial da Revista Científic@Universitas - FEPI (2022 - atual). Membro do Grupo de Pesquisa - Razão Crítica e Justiça Penal/FDSM. Membro do Conselho Universitário - CONSUNI/FEPI (2022-2025). Editor-Chefe da Revista Eletrônica JusFepi - ISSN: 2317-1677 (2016-2021). Revisor do Periódico Ratio Juris - Revista Eletrônica da Graduação da Faculdade de Direito do Sul de Minas - ISSN 2595-3257. (2018-2020) Editor Associado da Revista da Faculdade de Direito do Sul de Minas - Qualis B2 - ISSN: 1516-4551 (2014-2015). Doutor em Direito (área de concentração em Sistema Constitucional de Garantia de Direitos) pela Instituição Toledo de Ensino - ITE/CEUB (2020-2024). Mestre em Direito (área de concentração em Constitucionalismo e Democracia) pela Faculdade de Direito do Sul de Minas - FDSM (2014 - 2016) com Bolsa CAPES. Graduado em Direito pela Faculdade de Direito do Sul de Minas - FDSM (2013).

Dessano Plum de Oliveira, Centro Universitário de Itajubá - FEPI

Mestrado em Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Membro da Equipe Multidisciplinar da UAB/Unifei. Graduando em Direito pelo Centro Universitário de Itajubá (FEPI). Formação em Ciências Biológicas, com graduação em Licenciatura e Bacharelado, pela Faculdade de Ensino e Pesquisa de Itajubá (FEPI). Especialização em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Integrada de Jacarepaguá (FIJ). Foi professor Departamento de Ciências Básicas da Escola de Enfermagem Wenceslau Braz (EEWB). Foi membro da Comissão Própria de Avaliação (CPA). Contribuiu com o projeto de extensão "Letramento Científico e Tecnológico na Escola Básica" e foi professor colaborador do documentário sobre a conservação das minas naturais de água doce de Pedralva, desenvolvido em parceria com o Instituto de Recursos Naturais da UNIFEI e financiado pelo CNPq.

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Publicado

2025-08-30

Como Citar

Fuzari, T. de S., & Oliveira, D. P. de. (2025). Gestão democrática e participativa à luz do direito educacional: igualdade e inclusão no ensino. Direitos Democráticos & Estado Moderno, 2(14), 131–151. https://doi.org/10.23925/ddem.v.2.n.14.70593