Aplicabilidade da inteligência artificial na subscrição de riscos dos contratos de resseguros internacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/ddem.v.3.n.15.74277

Palavras-chave:

Seguro, Resseguro, Inteligência Artificial, Comércio Internacional, Direito Internacional

Resumo

Por meio da presente tese de doutorado temos como finalidade explorar aplicabilidade da inteligência artificial como ferramenta na subscrição de riscos dos contratos de resseguros internacionais, contribuindo não apenas para o desenvolvimento de uma base teórica sólida para o Direito Internacional, Direito Digital e Direito Securitário, mas também propondo soluções práticas para os desafios legais, regulatórios e éticos associados ao tema.

Biografia do Autor

Gustavo Amado León, Pontifícia Universidade Católica - PUC-SP, São Paulo, SP

Doutor em Direito pela PUC-SP. Professor e Coordenador da Escola de Negócios e Seguros em cursos de Pós-Graduação e Extensão relacionados ao Direito de Seguros e Resseguros. Professor de Direito da Ítalo. Professor da Escola Superior de Advocacia da OAB-SP. Professor convidado da FGV em Seguros e Resseguros. Professor da AJURIS e FMP do Rio Grande do Sul. Trabalha no mercado de seguros e resseguros, interagindo com as seguradoras, resseguradoras, corretores e demais stakeholders que atuam, especialmente no Brasil, América Latina e empresas internacionais. Experiência em aspectos regulatórios de seguro e resseguro, fornecendo suporte regulatório sobre fusões e aquisições e operações de reestruturação societária no Brasil e América Latina, estruturação e negociação de contratos de seguros e resseguros, aconselhamento e defesa de clientes perante a SUSEP, experiência com ressegurador local, admitido e eventual. Experiência com regulação de sinistros e contencioso de seguros e resseguros, inclusive arbitragem, além de preparação e adequação das condições gerais de seguro e elaboração de contratos de resseguro aderente aos usos e costumes internacionais.

Downloads

Publicado

2025-12-22

Como Citar

León, G. A. (2025). Aplicabilidade da inteligência artificial na subscrição de riscos dos contratos de resseguros internacionais. Direitos Democráticos & Estado Moderno, 3(15), 223–227. https://doi.org/10.23925/ddem.v.3.n.15.74277