O NOVO PAPEL DAS EMPRESAS NA PROTEÇÃO DO MEIO AMBIENTE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/ddem.v0i1.51052

Palabras clave:

ODSs da ONU, Empresas e meio ambiente, Estímulos à proteção ambiental. Economia e meio ambiente. Amazônia e meio ambiente

Resumen

O presente artigo tem por objetivo a análise e relevância do compromisso das empresas com a questão ambiental. Na busca deste escopo, foi utilizado o método hipotético-dedutivo, com análise da doutrina, legislação e notícias dos órgãos de comunicação. A pesquisa tem início com a evolução do tema meio ambiente e a desconexão das empresas com a matéria no passado. Na sequência examinam-se as iniciativas tomadas pela Organização das Nações Unidas – ONU para impulsionar o debate, para tanto buscando conectar todos os atores envolvidos. Como resultado da atuação internacional e do agravamento da situação do meio ambiente no mundo, paulatinamente, as corporações foram envolvidas não apenas nos debates ambientais, como também na erradicação da pobreza. A complementar a mudanças na área, os incêndios na Amazônia e os reflexos econômicos negativos que disto decorrem para o Brasil, levaram entes privados a propor mudanças e a pressionar o poder público. Nesta nova realidade, surgem cobranças e propostas junto às empresas, a fim de que assumam um novo protagonismo em relação ao meio ambiente.

Biografía del autor/a

Vladimir Passos Freitas, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC-PR, Curitiba, PR

Pós-doutor pela Universidade de São Paulo. Mestre e Doutor em Direito pela Universidade Federal do Paraná. Professor de Direito Ambiental da graduação e da pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Desembargador Federal, ex-Presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª. Região. Ex-Secretário Nacional de Justiça.

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Publicado

2020-11-06