Análise da adoção da ASG (ambiente, social e governança) no mercado brasileiro e internacional

Autores

  • Aline Januário Farias Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Faculdade de Direito, São Paulo, São Paulo.
  • Nicoly Barreiros Universidade Presbiteriana Mackenzie - Faculdade de Direito. São Paulo, São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2526-6284/2020.v7n7.54931

Palavras-chave:

Responsabilidade social corporativa, Grandes Companhias, ESG – Ambiental – Sustentabilidade Social – Governança

Resumo

A nova tendência gerada pela adoção de um conjunto de práticas ambientais, sociais e de governança chamada ESG (em português ASG – Meio Ambiente, Social e Governança), vem ganhando espaço no mercado brasileiro, à medida que se consolida na Europa e nos Estados Unidos. Com isso, é possível identificar uma transformação global, mediante uma maior transparência das empresas com relação a adoção de políticas sustentáveis, sociais e de governança. Propomos neste breve estudo uma análise de como as grandes companhias, à nível nacional e internacional, estão se adaptando à ESG e como o mercado vem respondendo a adoção de tais práticas. Por fim, será realizada um pequeno estudo de casos práticos, para análise dos principais desafios enfrentados pelo Brasil para consolidação das práticas ESG.

Biografia do Autor

Aline Januário Farias, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Faculdade de Direito, São Paulo, São Paulo.

Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da PUC/SP, com intercâmbio acadêmico na Universität Augsburg – Alemanha. Advogada especialista na área de direito societário e M&A. Cursando Pós-graduação “LL.M em Direito Societário”, no INSPER. alinejanuario02@gmail.com

Nicoly Barreiros, Universidade Presbiteriana Mackenzie - Faculdade de Direito. São Paulo, São Paulo.

Bacharelando em Direito na Universidade Presbiteriana Mackenzie. nicolyvbarreiros@gmail.com

Referências

BOWEN, Howard R. Responsabilidades Sociais do Homem de Negócios. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1957. p. 03-07.

CARROL, A.B., 1979. Corporate Social Responsibility - Evolution of a Definitional Construct; BUSINESS & SOCIETY, Vol. 38 No. 3, September 1999.

https://valor.globo.com/financas/coluna/esg-e-para-valer-e-veio-para-ficar.ghtml. Acesso em 23/06/2021.

https://investnews.com.br/financas/brasil-tem-7-empresas-no-indice-dow-jones-de-sustentabilidade-global-veja-lista/ Acesso em 19.06.2021.

https://valorinveste.globo.com/objetivo/hora-de-investir/noticia/2021/05/27/brasil-ainda-esta-no-inicio-mas-esg-e-caminho-sem-volta-diz-takahashi-da-blackrock.ghtml. Acesso em 19.06.2021.

https://www.blackrock.com/br/larry-fink-ceo-letter. Acesso em 22.06.2021

https://forbes.com.br/forbes-money/2021/05/desprezo-de-buffett-por-metas-esg-incomoda-wall-street/. Acesso em 22.06.2021.

Ribeiro Serra, Fernando A.; Albernaz, André; Portugal Ferreira, Manuel A RESPONSABILIDADE SOCIAL COMO FATOR NA ESTRATÉGIA INTERNACIONAL: O ESTUDO DO CASO NATURA REAd - Revista Eletrônica de Administração, vol. 13, núm. 4, diciembre, 2007, pp. 17-39.

Downloads

Publicado

2021-07-16