Os Direitos Humanos e Seus Ruídos
DOI:
https://doi.org/10.23925/2526-6284/2020.v7n7.55563Palavras-chave:
Direitos Humanos; Direito de Resistencia; O Banquete dos Mendigos; Todos São Manos.Resumo
Este artigo é fruto de estudos proporcionados pelo curso de extensão universitária de Direitos Humanos, Legislação e Políticas Educacionais da PUC-SP. Seu objetivo é investigar e compreender duas produções culturais distintas, “O Banquete dos Mendigos” de Jards Macalé e “Todos São Manos” de RZO, sendo ambas de gêneros sonoros e tempos diferentes, mas que dialogam em vista da garantia de direitos e a luta contra suas violações, compondo assim esferas históricas, culturais, políticas e, potencialmente, jurídicas. Propõe-se abordar e relacionar os conceitos de Direitos Humanos e Direito de Resistência, à luz da perspectiva de Norberto Bobbio em sua obra “A era dos direitos” em paralelo às músicas selecionadas, trazendo assim um olhar interdisciplinar entre direitos humanos no Brasil e sons como fonte documental.
Referências
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