A Crise Autoimunitária da Nova Ordem Internacional

Autores

  • Willis Santiago Guerra Filho

DOI:

https://doi.org/10.23925/poliética.v2i1.20656

Palavras-chave:

Sociedade mundial, Autopoiese, Pós-estruturalismo, Imunologia.

Resumo

A reflexão sobre as questões políticas da atualidade continuaa exigir, daqueles a que a ela se dedicam, uma indagação sobrealguns temas – entre outros – fundamentais para a sua compreensão:o melhor regime, a separação dos poderes, a tolerância, aliberdade, a justiça. Tal como já nos primeiros textos dos filósofosda Antiguidade, essa temática continua na pauta de uma suposta“nova ordem internacional”.

Este segundo número da Revista Polietica é dedicado ao IVColóquio do Grupo de Ética e Filosofia, realizado em outubro de2013 na PUCSP, cujo tema foi Fisionomias da Filosofia Política Contemporânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Willis Santiago Guerra Filho

No estudo que se segue procurou-se abordar a adequação do enfoque sistêmico adotado por Luhmann e outros comoTeubner para descrever a ordem jurídica de Estados considerados periféricos e democráticos na atual condição histórica pós-moderna,a qual evolui no sentido de uma crescente globalização da sociedade mundial enquanto pós-industrial. Como pano de fundo tem-sea questão mais ampla sobre que tipo de relação pode haver entre a abordagem sistêmica nos estudos sócio-jurídicos com aquela quese caracterize com crítica, especialmente de autores pós-estruturalistas como Deleuze e Derrida. A tentativa que aqui se faz é de iralém dessas abordagens, tendo-as como pré-requisito. Para tanto, parte-se da descrição das características gerais da ordem jurídicada sociedade globalizada em que vivemos na atualidade, com um esboço da teoria evolucionista dos sistemas sociais autopoiéticos,concluindo com o exame da mudança neste paradigma que pode ocasionar o enfoque imunológico desenvolvido na área das humanidadespor autores como Roberto Esposito.

Downloads

Publicado

2014-09-17

Edição

Seção

Artigos