O Interesse do Homem Democrático Pelas Ideias Gerais a Luz do Pensamento De Alexis de Tocqueville

Autores

  • Paula Gabriela Mendes Lima UFMG

DOI:

https://doi.org/10.23925/poliética.v7i2.46701

Palavras-chave:

Homem Democrático, Interesse, Ideias Gerais, Servidão, Massa

Resumo

Este artigo busca compreender um aspecto da condição do homo democraticus apresentado por Alexis de Tocqueville em A Democracia da América – Livro II. Especificamente, quer-se apreender o paradoxo democrático referente ao fato dos homens democráticos buscarem a independência do pensamento, mas viverem um constante não pensar. O autor argumenta que esses homem aderem sem discutir à ideias gerais, pois elas os dispensam de estudar casos particulares e esses homens estão mais preocupados com o bem-estar material do que com as atividades do pensamento. Tocqueville apresenta o interesse do homem democrático pelas ideias gerais e afirma que há nisso duas consequências importantes para o estado social democrático: a possibilidade de uma nova forma de servidão moderna e a construção de uma sociedade de massa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Gabriela Mendes Lima, UFMG

Pós-doutoranda da linha de pesquisa de Filosofia Política no Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais.
Doutora em Filosofia Política pela Universidade Federal de Minas Gerais, Mestre e Bacharel em Direito pela mesma instituição. Atualmente é , também, Consultora em Direito Constitucional da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (servidora pública efetiva).

Downloads

Publicado

2019-12-31

Edição

Seção

Artigos