Foucault, leitor de Platão: Psicagogia, parrésia e o cuidado da verdade

Autores

  • Pedro Mauricio Garcia Dotto Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.23925/politica.v12i1.66967

Palavras-chave:

Michael Foucault, Platão, Fedro, Psicagogia, Parrésia

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar o conceito de psicagogia em Michel Foucault, ainda pouco discutido na literatura secundária, em sua estreita relação com o de parrésia, com base na leitura foucaultiana dos diálogos platônicos, especialmente do Fedro. Examinarei, assim, a relação entre psicagogia e parrésia na filosofia de Foucault, bem como alguns outros temas coligados, como a pedagogia, a demagogia, a lisonja e a retórica. Para isso, concentrarei o meu estudo sobre os seus cursos A hermenêutica do sujeito (1981-1982) e O governo de si e dos outros (1982-1983), os únicos em que o termo “psicagogia” é mencionado, mas buscarei relacioná-lo com outros trabalhos do filósofo, como Subjetividade e verdade (1980-1981) e A coragem da verdade (1983-1984). Ao fim, proponho a noção de “cuidado da verdade” (epimeleia alētheias) para apreender a intersecção entre parrésia e psicagogia em Foucault.

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Biografia do Autor

Pedro Mauricio Garcia Dotto, Universidade de Brasília

Doutor em Filosofia pela The New School for Social Research - NSSR, Nova Iorque, Estados Unidos. Pesquisador colaborador pleno do Programa de Pós-Graduação em Metafísica da Universidade de Brasília - UnB, Brasília, Distrito Federal, Brasil.

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Publicado

2024-07-22