VERITAS VEL MENDACIUM?
Uma análise filosófica da mentira na Patrística e na Escolástica
DOI:
https://doi.org/10.23925/politica.v13i1.74542Palavras-chave:
Voluntas fallendi, Verdade e mentira, Agostinho e Tomás de Aquino, Ética cristãResumo
A presente investigação examina a doutrina sobre a mentira em Santo Agostinho e Santo Tomás de Aquino, dois pilares do pensamento medieval cristão, mediante análise exegética de seus textos fundamentais De Mendacio e Contra Mendacium de Agostinho, e a Questão 110 da Summa Theologiae (IIa-IIae) de Tomás. Demonstra-se que ambos os filósofos recusam categoricamente a justificação moral da mentira, ainda que com fins aparentemente virtuosos, pois concebem a verdade como atributo divino e fundamento da integridade moral. Agostinho rejeita a voluntas fallendi (vontade de enganar) como elemento formal do ato de mentir, independentemente da falsidade objetiva da enunciação, condenando todos os oito tipos de mentiras por ele categorizados. Tomás de Aquino, por sua vez, afirma que a fala possui finalidade natural de manifestar a verdade, tornando a mentira intrinsecamente desordenada classificando-a em mendacium perniciosum, mendacium officiosum e mendacium jocosum, mas sempre recusando sua moralidade permissiva. A comparação entre essas doutrinas revela continuidade fundamental na tradição escolástica ao rejeitar qualquer legitimidade ao engano deliberado. Por fim, analisa-se a contemporaneidade dessas perspectivas filosóficas para questões atuais de ética digital, combate ao relativismo, desinformação e proteção da dignidade humana.
Referências
AGUSTÍN, San. Contra la Mentira. Traducción de Ramiro Flórez; Revisión de Domingo Natal, OSA. Disponível em: https://www.augustinus.it/spagnolo/contro_menzogna/index2.htm. Acessado em: 20/10/2025.
AGUSTÍN, San. La Mentira. Traducción de Ramiro Flórez; Revisión de Domingo Natal, OSA. Disponível em: https://www.augustinus.it/spagnolo/menzogna/index2.htm. Acessado em: 20/10/2025.
AQUINO, S. Tomás de. Suma Teológica: Justiça - Religião - Virtude Sociais. Tradução de Carlos-Josaphat Pinto de Oliveira, OP et al. São Paulo: Loyola, 2012. (Vol. 6: II Seção da II Parte – Questões 52-122).
AQUINO, Sancti Thomae de. Summa Theologiae. Corpus Thomisticum. Textum Leoninum Romae, 1897 editum et automato translatum a Roberto Busa SJ in taenias magnéticas denuo recognovit Enrique Alarcón atque instruxit. Disponível em: https://www.corpusthomisticum.org/sth3109.html#43642. Acessado em: 20/10/2025.
AUGUSTINI, S. Aurelii. Contra Mendacium liber unus. PL 40. Opera Omnia. Editio Latina. Disponível em: https://www.augustinus.it/latino/contro_menzogna/index.htm. Acessado em: 20/10/2025.
AUGUSTINI, S. Aurelii. De Mendacio liber unus. PL 40. Opera Omnia. Editio Latina. Disponível em: https://www.augustinus.it/latino/menzogna/index.htm. Acessado em: 20/10/2025.
AWS, O que é um bot? Site: https://aws.amazon.com/what-is/bot/. Acessado em 19/11/2025
BIRD, Otto A. et al. Como ler um artigo da Suma. Tradução de Carlos Arthur Ribeiro do Nascimento et al. São Paulo: Editora Madamu, 2023.
BOURKE, Vernon J. Augustine’s Quest for Wisdom: Life and Philosophy of the Bishop of Hippo. Milwaukee: Bruce Publishing Company, 1964.
CALAZANS, Jaqueline de; SILVA, Leila Rodrigues da. O priscilianismo nas atas do Concílio de Zaragoza de 380: reflexões sobre a construção do campo religioso. Brathair12, n. 1, p. 45-52, 2012.
FEEHAN, Thomas D. Augustine on lying and deception. Augustinian Studies, v. 19, 1988, p. 131-139.
FOUCAULT, Michel. A Hermenêutica do Sujeito. Tradução de Marcio Alves da Fonseca e Salma Tannus Muchail. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. 3ª ed. Tradução de Laura Fraga de Almeida Sampaio. São Paulo: Edições Loyola, 1996.
FOUCAULT, Michel. Discourse and Truth: the Problematization of Parrhesia. 1983. Seis conferências proferidas na Universidade da Califórnia em Berkeley. Disponível em: foucault.info/parrhesia. Acessado em: 20/11/2025.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: A vontade de saber. 13ª ed. Tradução de Maria Thereza da Costa Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1988.
FREUD, Sigmund. Além do princípio de prazer. Tradução de Renato Zwick. Porto Alegre: L&PM Editores, 2016.
FREUD, Sigmund. Totem e tabu. Tradução de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
GILSON, Étienne. A Filosofia na Idade Média. Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
GREGGERSEN, Gabriele. If it's not true, what is it? Saint Augustine against the lie. Mirabilia Journal, n. 4, 2004. Disponível em: https://www.revistamirabilia.com/issues/mirabilia-04-2004/article/if-its-not-true-what-it-saint-augustine-against-lie. Acesso em: 19 nov. 2025.
KLUXEN, Wolfgang. Philosophische Ethik bei Thomas von Aquin. Mainz: Matthias-Grünewald-Verlag, 1968.
MACINTYRE, Alasdair. Whose Justice? Which Rationality? Notre Dame: University of Notre Dame Press, 1988.
MARROU, Henri Irénée. Saint Augustin et la fin de la culture antique. Paris: De Boccard, 1958.
MONDIN, Battista. História da Filosofia. 19ª ed. Trad. Benoni Lemos. São Paulo: Paulus, 1997. (Vol. I – Os Filósofos do Ocidente).
NIETZSCHE, Friedrich. Sobre Verdade e Mentira. Trad. Fernando de Moraes Barros. São Paulo: Herder, 2007.
PIEPER, Josef. Guide to Thomas Aquinas. Translated by Richard Winston and Clara Winston. New York: Pantheon Books, 1962.
TORRELL, Jean-Pierre. Iniciación a Tomás de Aquino: Su persona y su obra. Traducción de Ana Corzo Santamaría. Navarra: EUNSA, 2002.
VERBEKE, Gerard. Augustine and the Problem of Lying. In: Augustine and the Problem of Evil. Leuven: Leuven University Press, 1999. p. 155-178.
WEISHEIPL, James A. Friar Thomas D’Aquino: His Life, Thought, and Work. Washington, D.C.: The Catholic University of America Press, 1983.