A evolução dos modelos de assistência de enfermagem à criança hospitalizada nos últimos trinta anos: do modelo centrado na doença ao modelo centrado na criança e família
Palavras-chave:
modelos de enfermagem, criança hospitalizada, enfermagem pediátricaResumo
Objetivo: identificar a evolução dos modelos de enfermagem à criança hospitalizada nos últimos trinta anos no Brasil. Metodologia: pesquisa descritiva, retrospectiva e comparativa por meio de pesquisa bibliográfica. Resultados: esta pesquisa evidenciou que há três modelos de enfermagem voltados à criança hospitalizada e que o ideal dentro do nosso contexto é o Modelo Centrado na Criança e sua Família. Conclusão: para haver a implantação do Modelo Centrado na Criança e sua Família é necessário que ocorra uma adequação dos serviços de saúde, das políticas públicas e da equipe de enfermagem.
Downloads
Referências
Rocha SMM, Lima RAG, Scochi CGS. Assistência integral à saúde da criança no Brasil: implicações para o ensino e a prática de enfermagem pediátrica. Saúde Soc. 1997;6(1):25-52.
Marcon SS, Elsen I. A enfermagem com um novo olhar: a necessidade de enxergar a família. Fam Saúde Desenv. 1999;1(1/2):21-6.
Patrício ZM. A prática de cuidar/cuidado à família da adolescente grávida solteira e seu recém-nascido através de um marco conceitual de enfermagem de enfoque sócio-cultural [dissertação]. Florianópolis: UFSC; 1990.
Dias SMZ, Motta MGC. Práticas e saberes do cuidado de enfermagem à criança hospitalizada. Ciênc Cuidado Saúde. 2004;3(1):41-54.
Góis JR. Modelo de assistência à criança em unidades de internações pediátrica: perspectiva da enfermeira pediatra [dissertação]. Rio de Janeiro: UFRJ; 2009. Mestrado em Enfermagem.
Schimitz EMR. A enfermagem em pediatria e puericultura. São Paulo: Atheneu; 2005. p. 169-74.
Collet N, Oliveira BRG. Criança hospitalizada: percepções das mães sobre o vínculo afetivo criança-família. Rev Latino-am. Enfermagem. 1999;7(5):95-102.
Brasil. Secretaria Especial de Direitos Humanos. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária [Internet]. Brasília: CONANDA; CNAS; 2006. [acesso em 28 out . 2011]. Disponível em: http://www.paulinia.sp.gov.br/viveremfamilia/pdf/plano.pdf
Thomazine AM, Passos RS, Bay-Jr OG, Collet N, Oliveira BRG. Assistência de enfermagem à criança hospitalizada: um resgate histórico. Ciênc Cuid Saúde. 2008;7(Supl 1):145-52.
Waechterv EH, Blake FG. Enfermagem pediátrica. 9ª ed. Rio de Janeiro: Interamericana; 1979.
Lima RAG, Rocha SMM, Scochi CGS. Assistência à criança hospitalizada: reflexões acerca da participação dos pais. Rev Latino-am Enfermagem. 1999;7(2):33-9.
Trezza EMC, Trezza E. Prejuízos emocionais à criança hospitalizada. Rev Paul Pediatr.1985;7(1):181-3.
Marinho JA. Enfermagem do futuro. Rev Coren-SP. 2004;(53):7-8.
Rocha SMM, Almeida, MCP. Origem da enfermagem pediatra moderna. Rev Esc Enferm. USP.1993;27(1):25-41.
Issi HB, Jacoby AMR, Lima ED, Wilsmann J, Mulle JD, Cachafeiro MEH, et al. Em foco a família: a construção de uma trajetória da enfermagem pediátrica do hospital de clínicas de Porto Alegre. Rev HCPA. 2007;27(2):39-42.
Collet N, Pimenta EAG. Dimensão cuidadora da enfermagem e da assistência à criança hospitalizada: concepções da enfermagem. Rev Esc Enferm USP. 2009; 43(3):622-9.
Cruz AC, Angelo M. Cuidado centrado na família em pediatria: redefinindo os relacionamentos. Ciênc Cuid Saúde. 2011;10(4):861-5.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores no momento da submissão transferem os direitos autorais, assim, os manuscritos publicados passam a ser propriedade da revista.
O conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons 4.0, esta licença permite o livre acesso imediato ao trabalho e que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreando-os para indexação, passá-los como dados para o software, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal.