Os aspectos emocionais do familiar do paciente no leito de morte

Camila Araujo da Silva

Resumo


O câncer traz uma série de reflexos na vida do enfermo e de sua família. Há uma alteração na rotina de todos os membros que constituem esse núcleo. Quando a morte de um ente se aproxima, diversas reações podem surgir, sendo que cada um terá sua forma de viver essa perda. O papel do psicólogo hospitalar se faz imprescindível ajudar a reorganizar a dinâmica que se desestrutura com a morte. Neste trabalho, através de um levantamento bibliográfico e de uma discussão de caso é possível ver algumas formas como os familiares lidam com a morte de um ente querido.


Palavras-chave


relações familiares; neoplasias do colo do útero; morte; família; acontecimentos que mudam a vida

Texto completo:

PDF

Referências


Silva VC. O impacto da revelação do diagnóstico de câncer na percepção do paciente [tese]. Ribeirão Preto: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da USP; 2005.

Kovács MJ. Morte e desenvolvimento humano. 4ª ed. São Paulo: Casa do Psicólogo; 2002.

Rolland SJ. Doença crônica e o ciclo de vida familiar. In: Carter B, Mcgoldrick M, organizadores. As mudanças no ciclo de vida familiar: uma estrutura para a terapia familiar. Porto Alegre: Artes Médicas; 1995. p. 373-92.

Echeverri CG. O grupo familiar diante da morte. In: Jaramillo IF, organizador. Morrer bem. São Paulo: Planeta Brasil; 2006. p. 68-86.

Walsh F, McGoldrick M. Morte na família: sobrevivendo as perdas. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Bromberg MH. A psicoterapia em situações de perdas e luto. 1ª ed. Campinas: Livro Pleno; 2000.

Kübler-Ross E. Sobre a morte e o morrer. 8ª ed. São Paulo: Martins Fontes; 2005.

Carvalho MVB, Merighi MAB. O cuidar no processo de morrer com dignidade. In: Pimenta CA, Mota DD, Cruz DA. Dor e cuidados paliativos: enfermagem, medicina e psicologia. Barueri: Manole; 2006 p. 317-32.


Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais



Apoio: ..............................................................................................................................................

    

Fundação São Paulo - Hospital universitário

 



 

Rev. Fac. Ciênc. Méd. Sorocaba, Sorocaba, SP, Brasil, e-ISSN 1984-4840

A Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.