Análise dos critérios de avaliação de desempenho dos hospitais gerenciados pelas organizações sociais de saúde em relação aos hospitais tradicionais no Estado de São Paulo
Palavras-chave:
hospitais, organização social, saúde, setor público, setor privadoResumo
A instituição hospitalar, como uma empresa prestadora de serviços, vem passando por uma rápida evolução tecnológica e social em que a qualidade e a eficiência são avaliadas mediante indicadores, importantes em um mercado de saúde altamente competitivo. Esta pesquisa procura comparar indicadores de desempenho entre hospitais administrados sob o modelo das Organizações Sociais de Saúde com os indicadores dos hospitais públicos diretamente administrados no Estado de São Paulo. A pesquisa é uma revisão de literatura de método descritivo, em que se buscou sintetizar o conhecimento produzido por meio da análise dos resultados evidenciados nos estudos de alguns autores especializados. A qualidade dos cuidados prestados constitui uma das maiores preocupações das instituições de saúde. A partir da revisão realizada encontrou-se resultados que apontam para o fato da excelência da qualidade assistencial pressupor a avaliação dos resultados dos serviços oferecidos ao usuário. Esse estudo permite concluir que a monitoração de indicadores através da medição dos mesmos permite aos profissionais de saúde o processo de tomada de decisão baseado em seus resultados; o uso de indicadores permite, ainda, modificar e aprimorar a prática com vista à qualidade e à eficiência da assistência prestada.
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