Abordagem de usuários de drogas e redução de danos: atualização do conhecimento de agentes comunitários de saúde em Sorocaba-SP

Autores

  • Julia Luppino PUC-SP
  • Mariana Cózimo Nunes PUC-SP
  • Maiza Conceição Silva PUC-SP
  • Matheus Kawahisa Piquini PUC-SP
  • Patrícia Favari Fornari PUC-SP
  • Rafaela Lovato Franco PUC-SP
  • Raíssa Negrelli da Silva Ferri PUC-SP
  • Tamiris Carolini Gomes PUC-SP
  • Thais Oliveira Utiyama PUC-SP
  • Vitor Ezequiel de Oliveira Neto PUC-SP
  • Reinaldo José Gianini PUC-SP

Palavras-chave:

redução do dano, agentes comunitários de saúde, transtornos relacionados ao uso de substâncias, aprendizagem baseada em problemas

Resumo

Com o objetivo de aperfeiçoar as ações de Redução de Danos (RD) por Agentes Comunitários de Saúde (ACS) em Sorocaba-SP, alunos do 1º ano de Medicina da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo realizaram observação de campo para conhecer a realidade do Bairro Vitória Régia, e aplicaram questionários para avaliar o grau de conhecimento dos ACS sobre o tema. Verificaram-se deficiências nas técnicas de abordagem dos usuários de drogas, definindo-se como objetivo fornecer maior embasamento teórico para os ACS. Foi utilizada a metodologia ativa de ensino-aprendizagem como forma de educação em saúde, na forma de trabalho em grupo entre alunos e ACS. Os resultados foram parcialmente bem sucedidos, incluindo, acima de tudo, troca de conhecimento, discussão construtiva de conceitos, bem como de suas aplicações práticas e elevado grau de satisfação por parte dos ACS e alunos em face das informações adquiridas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Julia Luppino, PUC-SP

Acadêmica do curso de Medicina FCMS/PUC-SP

Mariana Cózimo Nunes, PUC-SP

Acadêmica do curso de Medicina FCMS/PUC-SP

Maiza Conceição Silva, PUC-SP

Acadêmica do curso de Medicina FCMS/PUC-SP

Matheus Kawahisa Piquini, PUC-SP

Acadêmico do curso de Medicina FCMS/PUC-SP

Patrícia Favari Fornari, PUC-SP

Acadêmica do curso de Medicina FCMS/PUC-SP

Rafaela Lovato Franco, PUC-SP

Acadêmica do curso de Medicina FCMS/PUC-SP

Raíssa Negrelli da Silva Ferri, PUC-SP

Acadêmica do curso de Medicina FCMS/PUC-SP

Tamiris Carolini Gomes, PUC-SP

Acadêmica do curso de Medicina FCMS/PUC-SP

Thais Oliveira Utiyama, PUC-SP

Acadêmica do curso de Medicina FCMS/PUC-SP

Vitor Ezequiel de Oliveira Neto, PUC-SP

Acadêmico do curso de Medicina FCMS/PUC-SP

Reinaldo José Gianini, PUC-SP

Professor do Depto. de Medicina FCMS-PUC-SP

Referências

Almeida CB. Conceito de redução de danos: uma apreciação científica. Bol Saúde. 2003;17(1):53-61.

Bastos F. Troca de seringas: drogas e Aids. Brasília: Ministério da Saúde; 1998. p. 137-52.

Bôas LM, Lucena KD, Lopes RH, Fernandes SM, Medeiros WM, Carício MR. Experienciando metodologias ativas de ensino/aprendizagem com estudantes do ensino técnico. In: 62ª Reunião Anual da SBPC [Internet]. Rio Grande do Norte; 2010 [acesso em 10 nov. 2012]. Disponível em: http://www.sbpcnet.org.br/livro/62ra/resumos/resumos/2726.htm.

Brasil. Departamento de Atenção Básica. Atenção Básica e Saúde da Família [Internet]. Brasília: DAB; [2012?] [acesso em 09 nov. 2012]. Disponível em: http://dab.saude.gov.br/atencaobasica.php#saudedafamila.

Brasil. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Decreto - lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990 [Internet]. Brasília: Conselho Nacional de Saúde; 1990 [acesso em 09 nov. 2012]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8080.htm.

Diminuir para Somar: ajudar a reduzir danos é aumentar as possibilidades de cuidados à usuários de drogas: cartilha... [Internet]. Rio de Janeiro: Viva Comunidade; 2010 [acesso em 28 ago. 2012]. Disponível em: http://www.vivacomunidade.org.br/wp-content/arquivos/cartilha_ACS_red_danos.pdf.

International Harm Reduction Association Briefing. O que é redução de danos: uma posição oficial da Associação Internacional de Redução de Danos [Internet]. London: IHRA; 2010 [acesso em 10 nov. 2012]. Disponível em: http://www.ihra.net/files/2010/06/01/Briefing_what_is_HR_Portuguese.pdf.

Programa Estadual de Redução de Danos. Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo. ABC Redução de Drogas. Ribeirão Preto (SP): [s. n.], [2002?]. 27 p. Disponível em: http://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/ssaude/programas/aids/r-manualred.pdf. Acesso em: 10 novembro. 2012.

Bacellar RP, Massa AA; Tribunal de Justiça do Estado do Paraná. Supervisão dos Juizados Especiais. Programa de Alternativas Penais em Prevenção do Uso de Drogas. Algumas diretrizes na abordagem de usuários de drogas [Internet]. Curitiba: PAPPUD; [2005] [acesso em 10 nov. 2012]. Disponível em: http://www.tj.pr.gov.br/juizado/projetos/abordagem_juiz.pdf.

Downloads

Publicado

2013-12-16

Como Citar

1.
Luppino J, Nunes MC, Silva MC, Piquini MK, Fornari PF, Franco RL, Ferri RN da S, Gomes TC, Utiyama TO, Neto VE de O, Gianini RJ. Abordagem de usuários de drogas e redução de danos: atualização do conhecimento de agentes comunitários de saúde em Sorocaba-SP. Rev. Fac. Ciênc. Méd. Sorocaba [Internet]. 16º de dezembro de 2013 [citado 26º de abril de 2024];15(4):116-20. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/RFCMS/article/view/15303

Edição

Seção

Artigo Original