Abordagem de usuários de drogas e redução de danos: atualização do conhecimento de agentes comunitários de saúde em Sorocaba-SP
Palavras-chave:
redução do dano, agentes comunitários de saúde, transtornos relacionados ao uso de substâncias, aprendizagem baseada em problemasResumo
Com o objetivo de aperfeiçoar as ações de Redução de Danos (RD) por Agentes Comunitários de Saúde (ACS) em Sorocaba-SP, alunos do 1º ano de Medicina da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo realizaram observação de campo para conhecer a realidade do Bairro Vitória Régia, e aplicaram questionários para avaliar o grau de conhecimento dos ACS sobre o tema. Verificaram-se deficiências nas técnicas de abordagem dos usuários de drogas, definindo-se como objetivo fornecer maior embasamento teórico para os ACS. Foi utilizada a metodologia ativa de ensino-aprendizagem como forma de educação em saúde, na forma de trabalho em grupo entre alunos e ACS. Os resultados foram parcialmente bem sucedidos, incluindo, acima de tudo, troca de conhecimento, discussão construtiva de conceitos, bem como de suas aplicações práticas e elevado grau de satisfação por parte dos ACS e alunos em face das informações adquiridas.
Downloads
Referências
Almeida CB. Conceito de redução de danos: uma apreciação científica. Bol Saúde. 2003;17(1):53-61.
Bastos F. Troca de seringas: drogas e Aids. Brasília: Ministério da Saúde; 1998. p. 137-52.
Bôas LM, Lucena KD, Lopes RH, Fernandes SM, Medeiros WM, Carício MR. Experienciando metodologias ativas de ensino/aprendizagem com estudantes do ensino técnico. In: 62ª Reunião Anual da SBPC [Internet]. Rio Grande do Norte; 2010 [acesso em 10 nov. 2012]. Disponível em: http://www.sbpcnet.org.br/livro/62ra/resumos/resumos/2726.htm.
Brasil. Departamento de Atenção Básica. Atenção Básica e Saúde da Família [Internet]. Brasília: DAB; [2012?] [acesso em 09 nov. 2012]. Disponível em: http://dab.saude.gov.br/atencaobasica.php#saudedafamila.
Brasil. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Decreto - lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990 [Internet]. Brasília: Conselho Nacional de Saúde; 1990 [acesso em 09 nov. 2012]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8080.htm.
Diminuir para Somar: ajudar a reduzir danos é aumentar as possibilidades de cuidados à usuários de drogas: cartilha... [Internet]. Rio de Janeiro: Viva Comunidade; 2010 [acesso em 28 ago. 2012]. Disponível em: http://www.vivacomunidade.org.br/wp-content/arquivos/cartilha_ACS_red_danos.pdf.
International Harm Reduction Association Briefing. O que é redução de danos: uma posição oficial da Associação Internacional de Redução de Danos [Internet]. London: IHRA; 2010 [acesso em 10 nov. 2012]. Disponível em: http://www.ihra.net/files/2010/06/01/Briefing_what_is_HR_Portuguese.pdf.
Programa Estadual de Redução de Danos. Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo. ABC Redução de Drogas. Ribeirão Preto (SP): [s. n.], [2002?]. 27 p. Disponível em: http://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/ssaude/programas/aids/r-manualred.pdf. Acesso em: 10 novembro. 2012.
Bacellar RP, Massa AA; Tribunal de Justiça do Estado do Paraná. Supervisão dos Juizados Especiais. Programa de Alternativas Penais em Prevenção do Uso de Drogas. Algumas diretrizes na abordagem de usuários de drogas [Internet]. Curitiba: PAPPUD; [2005] [acesso em 10 nov. 2012]. Disponível em: http://www.tj.pr.gov.br/juizado/projetos/abordagem_juiz.pdf.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores no momento da submissão transferem os direitos autorais, assim, os manuscritos publicados passam a ser propriedade da revista.
O conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons 4.0, esta licença permite o livre acesso imediato ao trabalho e que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreando-os para indexação, passá-los como dados para o software, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal.