O uso do tamoxifeno no tratamento de quelóides
Palavras-chave:
queloide, tamoxifeno, terapêuticaResumo
É sabido que a sobrevivência de pacientes vítimas de queimaduras tem aumentado significativamente devido aos avanços no tratamento da fase aguda. Como conseqüência, a quantidade de pacientes apresentando seqüelas também aumentou. O propósito deste estudo foi avaliar a melhora na qualidade de vida de pacientes com cicatrizes hipertróficas resultantes de queimaduras ou após enxertos de pele, através da redução do estigma causado por estas cicatrizes. Várias abordagens têm sido descritas para prevenir e tratar cicatrizes patológicas, freqüentemente sem sucesso em alguns pacientes por causa do método ou pela dificuldade em se conseguir a aderência do paciente ao tratamento. Casuística e Método: 46 pacientes, 20 homens e 26 mulheres, usaram tamoxifeno tópico 0,1% em um período de 4 a 12 meses. Avaliações semanais foram feitas no primeiro mês e mensalmente até o limite de um ano. Fotografias foram tiradas após seis meses e um ano. Resultados: 38 pacientes (82,6%) relataram melhora no prurido nas primeiras duas semanas de tratamento; 93,48% dos pacientes relataram melhora na altura da cicatriz. Neste estudo, usou-se citrato de tamoxifeno, uma droga antineoplásica, para redução da altura de cicatrizes hipertróficas de pacientes seqüelados de queimaduras. Os resultados nos encorajaram a continuar o tratamento de cicatrizes com o uso tópico domiciliar de tamoxifeno. Trabalho realizado no Serviço de Cirurgia Plástica e Queimaduras do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo. Trabalho apresentado no Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica de 2004 e premiado com o prêmio Raul Sucena.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores no momento da submissão transferem os direitos autorais, assim, os manuscritos publicados passam a ser propriedade da revista.
O conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons 4.0, esta licença permite o livre acesso imediato ao trabalho e que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreando-os para indexação, passá-los como dados para o software, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal.