Estudo sobre o uso de lentes de contato em acadêmicos de medicina
Palavras-chave:
lentes de contato, estudantes de medicina, educação do pacienteResumo
Este trabalho tem como propósito estudar o perfil dos acadêmicos de medicina usuários de lentes de contato (LC), as condições de uso, higiene e possíveis complicações corneanas decorrentes do uso incorreto ou do uso mal orientado por profissionais não capacitados para tal orientação e, conseqüentemente, incentivar no usuário uma reflexão quanto aos seus próprios cuidados. Foram entrevistados 50 alunos do curso da Faculdade de Medicina de Sorocaba (PUC-SP), entre 18 e 25 anos, que fazem ou já fizeram uso de lentes de contato mediante um questionário preparado para avaliar as condições do seu uso dentro desta população. A percepção do próprio comportamento por parte do usuário é fundamental para minimizar ou prevenir complicações. Portanto, sua educação é de primordial importância. A conscientização do usuário quanto à necessidade de seguir as recomendações médicas pode reduzir a ocorrência e a gravidade das complicações. O primeiro passo para fazê-lo mudar de conduta é a auto-avaliação, pois ao considerar seus cuidados inadequados, sentirá a necessidade de uma orientação oftalmológica adequada.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores no momento da submissão transferem os direitos autorais, assim, os manuscritos publicados passam a ser propriedade da revista.
O conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons 4.0, esta licença permite o livre acesso imediato ao trabalho e que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreando-os para indexação, passá-los como dados para o software, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal.