Epidemiologia e manejo dos fatores de risco na Síndrome Coronariana Aguda na mulher
Palavras-chave:
doença da artéria coronariana, fatores de risco, mulheresResumo
Nesta revisão bibliográfica os autores abordam as pesquisas mais recentes que enfocam peculiaridades relativas ao sexo feminino no desenvolvimento e evolução da doença arterial coronariana (DAC), dada sua alta prevalência, importância sobre a mortalidade e morbidade e elevado importe nos gastos de saúde pública. De maneira geral, as doenças isquêmicas do coração demonstraram taxas mais elevadas no sexo masculino; no entanto, em idades mais avançadas, a diferença entre os sexos tende a ter uma diminuição. O tabagismo, ingestão de álcool, dieta, obesidade e síndrome metabólica constituem os principais fatores de risco modificáveis implicados no desenvolvimento de DAC no sexo feminino. Já dentre os não modificáveis temos a hipertensão, diabetes, dislipidemias e a menopausa. Entre as mulheres ainda a depressão desponta como um fator de risco de destaque no desenvolvimento da DAC.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores no momento da submissão transferem os direitos autorais, assim, os manuscritos publicados passam a ser propriedade da revista.
O conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons 4.0, esta licença permite o livre acesso imediato ao trabalho e que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreando-os para indexação, passá-los como dados para o software, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal.