Contribuição ao estudo anatômico da inervação sensitiva do punho
Palavras-chave:
punho, anatomia, cirurgia, dissecaçãoResumo
Objetivo: descrever a inervação sensitiva do punho cujo conhecimento é de fundamental importância para a exploração cirúrgica da região. Métodos: foi realizada dissecação macroscópica de 15 membros superiores de cadáveres no Laboratório de Anatomia da Faculdade de Medicina da PUC-SP utilizando lupa cirúrgica (2,5 x 340 mm) como meio de magnificação. Resultados: as dissecações realizadas mostraram que os seguintes nervos contribuem para a inervação sensitiva do punho: nervos interósseo anterior e cutâneo palmar (ramos do nervo mediano), ramo cutâneo dorsal do nervo ulnar, ramo superficial do nervo radial e nervo interósseo posterior (originados do nervo radial). Não registramos a inervação do punho pelos nervos cutâneo medial (ramo do nervo ulnar) e cutâneo lateral do antebraço (ramo do nervo musculocutâneo). Conclusões: os nervos interósseo posterior e interósseo anterior são os principais responsáveis pela inervação da articulação do punho. Os nervos ramo superficial do nervo radial, ramo cutâneo dorsal do nervo ulnar também contribuem com frequência para inervar a articulação do punho. O ramo profundo do nervo ulnar e o nervo mediano contribuem, porém de maneira pouco frequente e inconstante para a inervação dessa articulação.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores no momento da submissão transferem os direitos autorais, assim, os manuscritos publicados passam a ser propriedade da revista.
O conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons 4.0, esta licença permite o livre acesso imediato ao trabalho e que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreando-os para indexação, passá-los como dados para o software, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal.