Prevalência de doença celíaca em crianças e adolescentes portadoras de diabetes melitus tipo 1, com idade até 15 anos no Conjunto Hospitalar de Sorocaba
Palavras-chave:
Prevalência, Diabetes Melitus tipo 1, Doença Celíaca, RastreamentoResumo
Introdução: A presença de doenças autoimunes como comorbidades se faz comum na população em geral. Diabetes melitus tipo 1 (DM1) e doença celíaca (DC) vêm apresentando uma associação progressiva nos pacientes, principalmente pediátricos, sendo que a susceptibilidade genética parece ser o principal fator envolvido. Objetivo: Avaliar a prevalência da DC em crianças e adolescentes portadoras de DM1, atendidas no Ambulatório de Endocrinologia Pediátrica do CHS (Conjunto Hospitalar de Sorocaba). Metodologia: Foram incluídos no estudo crianças e adolescentes, até 15 anos, com diagnóstico prévio de DM1, acompanhadas no Ambulatório de Endocrinologia Pediátrica do Conjunto Hospitalar de Sorocaba. Os pacientes submeteram-se à coleta de sorologia para doença celíaca (anticorpos anti-transglutaminase IgA e anti- endomísio IgA, IgG, IgM). Quando positivo, eram encaminhados para a realização de EDA (endoscopia digestiva alta), com biópsia de segunda porção do duodeno. Resultados: Foram avaliadas 70 crianças e adolescentes, sendo que 7 apresentaram pelo menos um dos anticorpos positivo para DC e 3 com o diagnóstico de DC confirmado pela biópsia de duodeno. A prevalência encontrada foi de 4,28%. Conclusão: A prevalência de DC em crianças e adolescentes com DM1 no CHS foi de 4,28%, semelhante à prevalência relatada na literatura. Recomenda-se o rastreamento periódico desta doença em todas as crianças diabéticas tipo 1.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores no momento da submissão transferem os direitos autorais, assim, os manuscritos publicados passam a ser propriedade da revista.
O conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons 4.0, esta licença permite o livre acesso imediato ao trabalho e que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreando-os para indexação, passá-los como dados para o software, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal.