Educação de pacientes com hemofilia através da utilização e metodologia ativas de ensino. Relato de uma experiência
Palavras-chave:
Hemofilia, Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), Relato de experiênciaResumo
Introdução: A Hemofilia é uma patologia hereditária do sistema de coagulação geneticamente ligada ao cromossomo X, marcada pela deficiência de fatores de coagulação específicos. Em pacientes hemofílicos, os níveis de qualidade de vida estão intimamente relacionados ao conhecimento do paciente acerca de sua morbidade, à atenção disponibilizada pela equipe multidisciplinar e à terapêutica adotada. Objetivos: Atualizar o conhecimento de hemofílicos sobre a doença de base por meio de metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), avaliando, posteriormente, a atividade desenvolvida. Metodologia: Foi realizado um evento que contou com atividades baseadas na ABP, envolvendo pacientes sob terapia profilática secundária, em parceria com a equipe médica e de enfermagem. Relato de experiência: Durante as atividades, foram feitas questões relativas às dificuldades sociais, à profilaxia, à frequência de sangramentos, à qualidade de vida, às limitações de vida cotidiana e às perspectivas para o tratamento futuro que foram discutidas com os organizadores do evento. A atividade foi considerada extremamente valiosa para a aquisição de conhecimento pelos alunos, profissionais da equipe e, principalmente, pelos pacientes. Conclusão: A atividade foi considerada extremamente valiosa para a aquisição de conhecimento pelos alunos, profissionais da equipe e principalmente pelos pacientes.
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