Síndrome de Fournier
Palavras-chave:
Gangrena de Fournier, Fasciite necrosante, InfecçãoResumo
Introdução: A gangrena de Fournier é uma infecção polimicrobiana, causado por bactérias aeróbias e anaeróbias.É destrutiva e rapidamente progressiva do tecido subcutâneo e fáscia superficial, caracterizando, portanto, uma fasciite necrosante, acometendo principalmente as regiões perineal,perianal e genital. Caracterizada pela rápida evolução, se não tratada pode evoluir para sepse e falência múltipla dos órgãos. A gangrena de Fournier pode ser idiopática, ou estar relacionada com fatores de risco como: trauma mecânico,procedimentos cirúrgicos,pacientes imunossuprimidos, infecções urinárias ou perianais, diabetes mellitus, entre outras. Objetivo: Relatar o caso de paciente que manifestou a Síndrome de Fournier no Conjunto Hospitalar de Sorocaba. Contribuir com o meio cientifico através da ilustração do caso e seu manejo. Metodologia: As informações contidas nesse trabalho foram obtidas por meio de análise de prontuário, registros fotográficos de métodos diagnósticos, e revisão de literatura. Relato de Caso: Paciente do sexo masculino, 34 anos, diagnosticado com Síndrome de Fournier, iniciada com quadro de dor e edema em testículo esquerdo. Identificada no exame uma lesão ulcerada de 2cm, necrótica, com saída de secreção purulenta em períneo e necrose em escroto. Atualmente, o paciente encontra-se REG, corado, hidratado, AAA, normotenso, eupnéico e com colostomia rósea funcionante. Conclusão: A síndrome descrita acima foi de grande relevância clínica devido à sua rápida evolução no paciente, que culminou com o debridamento das bordas da ferida e a posterior melhora da secreção purulenta, com início de tecido de degranulação sobre a região lesada.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores no momento da submissão transferem os direitos autorais, assim, os manuscritos publicados passam a ser propriedade da revista.
O conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons 4.0, esta licença permite o livre acesso imediato ao trabalho e que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreando-os para indexação, passá-los como dados para o software, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal.