Tratamento cirúrgico para adenocarcinoma colorretal gigante
Palavras-chave:
Câncer Colorretal, Amputação Abdominoperineal, Adenocarcionam de RetoResumo
Introdução: O câncer colorretal acomete cerca de um milhão de pessoas a cada ano no mundo. Corresponde ao quarto tumor mais incidente nos homens e ao terceiro nas mulheres. A patogênese habitual de câncer colorretal é um pólipo adenomatoso que aumenta lentamente em tamanho, seguido pela displasia e, finalmente, o cancro. As diretrizes atuais descrevem diversas modalidades de tratamento cirúrgico do câncer de reto; Objetivos: O objetivo desse trabalho é relatar o caso de um paciente diagnosticado com adenocarcinoma de reto; Metodologia: O presente estudo foi embasado na análise do prontuário, das imagens obtidas por meio de exames subsidiários e do exame anatomopatológico; Relato do Caso: Paciente do sexo masculino, 77 anos. Apresenta queixa de sangramento anal assintomático há 20 anos e presença de lesão vegetante, de aproximadamente cinco centímetros, prolapsada pelo anus. O exame anatomopatológico comprovou o diagnostico de Adenocarcinoma de Reto. Foi realizada a Amputação Abdominoperineal do Reto. No segundo dia de pós-operatório, foi a óbito por parada cardiorrespiratória; Conclusões: O caso relatado descreve o tratamento cirúrgico dado à um paciente com o diagnostico de Adenocarcinoma esofágico que faleceu dois dias após a cirurgia;
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores no momento da submissão transferem os direitos autorais, assim, os manuscritos publicados passam a ser propriedade da revista.
O conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons 4.0, esta licença permite o livre acesso imediato ao trabalho e que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreando-os para indexação, passá-los como dados para o software, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal.