Abordagem multidisciplinar no trauma facial: um relato de caso
Palavras-chave:
traumatismo facial, traumatismo ocular, acidente de trabalho, fratura orbitáriaResumo
Introdução: Em todo o mundo, diversas medidas de segurança têm sido aplicadas para minimizar os danos relacionados aos acidentes de trabalho. Ainda assim, muitos casos são rotineiramente encaminhados aos Prontos Socorros do Sistema Único de Saúde (SUS), particularmente nas zonas rurais. Objetivo: Relatar a abordagem multidisciplinar de um caso de traumatismo facial grave secundário a acidente de trabalho atendido no Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS). Relato do Caso: Paciente masculino, 19 anos, branco, trabalhador rural, vítima de trauma após ter saltado de um trator em movimento durante o exercício de sua atividade laboral, trazido por seus familiares com hemiface direita, desfigurada pela avulsão da pele e da musculatura com exposição óssea, caracterizada à TC como fratura complexa zigomático-maxilar Le Fort tipo 2 à direita além da destruição do seio maxilar, do assoalho da órbita e dos rebordos orbitários lateral, superior e inferior. A abordagem cirúrgica foi realizada pelas equipes de Cirurgia Plástica, Cirurgia Bucomaxilofacial e Cirurgia Oftalmológica que procederam à reconstrução óssea por placas de titânio, estabilização da arcada dentária superior por amarramento e reposicionamento das partes moles. O globo ocular foi preservado por apresentar-se íntegro. Conclusões: A abordagem multidisciplinar das fraturas faciais complexas busca primariamente restaurar a complexa anatomia de toda essa região por primeira intenção. Considerando tratar-se de fratura secundária a um “acidente de trabalho”, ilustramos aqui uma trágica consequência do não uso dos equipamentos de proteção individual e da inobservância das normas de segurança.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores no momento da submissão transferem os direitos autorais, assim, os manuscritos publicados passam a ser propriedade da revista.
O conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons 4.0, esta licença permite o livre acesso imediato ao trabalho e que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreando-os para indexação, passá-los como dados para o software, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal.