Aplicação da osteotomia de chevron para correção de háluxvalgo: um estudo em peças anatômicas
Palavras-chave:
osteotomia de chevron, hallux valgo, ortopediaResumo
Introdução: O halluxvalgusé conceituado como uma deformidade complexa, estruturalmente variável, cuja manifestação clínica tem amplo espectro de gravidade. Vários fatores se somam causando a condição de valgismo de hálux. Uma vez que sua patogênese não está bem esclarecida, uma abordagem mais científica do assunto leva a seu melhor controle, possibilitando o tratamento (conservativo ou cirúrgico) adaptado a cada indivíduo. Os objetivos primários da correção cirúrgica são: redução da dor, correção do alinhamento e melhoraria a aparência estética. (1,2,3) A partir de 1962, desenvolveu-se e tornou-se bastante difundida a correção do halluxvalgopor uma osteotomia em “V” do colo do primeiro osso metatarso, conhecida como Chevron.
Objetivos: O objetivo deste trabalho foi aplicar a técnica de osteotomia de Chevron para a correção de hallux valgo em peças do Laboratório de Anatomia da FCMS, a fim de compreender os pontos positivos e negativos desta técnica, ponderando as vantagens e desvantagens de seu uso. Metodologia: Foram utilizados três pés, de cadáveres adultos, com idade entre 20 e 70, do sexo masculino. Estes foram submetidos à realização do orifício do vértice do metatarso com furadeira de broca cirúrgica e posterior realização dos cortes das exostectomias com serra ocilatóriacirúrgia. Então foi feito o descolamento do processo sesamóide de cada peça e posterior fixação do conjunto. Finalmente realizamos imagens de raio-x nas incidências antero-posterior e oblíqua das peças, comparando o pré e pós operatório. Resultados/Conclusões:Conclui-se que nem sempre os resultados são satisfatórios, pois ocorre a persistência de alguma deformidade residual. Contudo, algumas vantagens da osteotomia de Chevron são facilmente percebidas como: rápida recuperação do dano ósseo, osteotomia estável e a possibilidade de correção do ângulo metararsal distal ou proximal, segundo o local determinado antes do procedimento.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores no momento da submissão transferem os direitos autorais, assim, os manuscritos publicados passam a ser propriedade da revista.
O conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons 4.0, esta licença permite o livre acesso imediato ao trabalho e que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreando-os para indexação, passá-los como dados para o software, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal.