Análise da microbiota colonizadora de lesões provocadas por queimaduras nas primeiras vinte e quatro horas
Palavras-chave:
queimaduras, ferida estéril, infecção da ferida, microrganismos, técnica swabResumo
Introdução: Segundo a Sociedade Brasileira de Queimaduras, no Brasil acontecem um milhão de casos de queimaduras por ano. Sua alta taxa de mortalidade deve-se principalmente à infecção da ferida.A lesão da queimadura a princípio é estéril, desde que não colocados materiais contaminados sobre a área queimada.Objetivo: Analisar qualitativamente a microbiota colonizadora das lesões provocadas por queimaduras, nas primeiras vinte e quatro horas do ocorrido, em 25 pacientes atendidos no Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do Conjunto Hospitalar de Sorocaba. Materiais e métodos: Foi aplicado o termo de consentimento livre esclarecido e um questionário aos pacientes e posteriormente, foram estudadas as amostras da margem e da área central da ferida pela técnica de coleta com uso de swab estéril. Resultados: Das cinquenta amostras analisadas no laboratório de microbiologia, 15 (60%) pacientes possuíam positividade para colonização de microrganismos tanto na região central quanto na margem destas. Nas amostras obtidas, pudemos encontrar principalmente colonizações pelos microrganismosStaphylococcussp e Staphylococcus aureus. Conclusão: As lesões provocadas por queimaduras nas primeiras vinte e quatro horas são colonizadas por microrganismos. A microbiota predominante possui correlação com o descrito na literatura.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores no momento da submissão transferem os direitos autorais, assim, os manuscritos publicados passam a ser propriedade da revista.
O conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons 4.0, esta licença permite o livre acesso imediato ao trabalho e que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreando-os para indexação, passá-los como dados para o software, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal.