Etiologia, diagnóstico e tratamento dos pacientes com abdome agudo obstrutivo atendidos na URE – CHS
Palavras-chave:
abdome agudo, laparotomiaResumo
Introdução: Abdome agudo obstrutivo é definido como uma síndrome clínica caracterizada por um obstáculo à progressão do conteúdo do trato gastrointestinal; Objetivos: O objetivo deste estudo foi avaliar os pacientes admitidos na URE-CHS com o diagnóstico inicial de abdome agudo obstrutivo; Metodologia:No período entre setembro/2013 e junho/2014, foram avaliados consecutivamente, 30 pacientes com o diagnóstico de oclusão intestinal, sendo 20 homense 10 mulherescom a média de idade de 49 anos; Resultados: A radiografia do abdome foi realizada em todos os pacientes. O tratamento consistiu na correção dos distúrbios hidroeletrolíticos e quando houve persistência dos sinais, foi realizada a laparotomia diagnóstica. Destes, 4 se recuperaram com o tratamento clínico, 1 foi submetido a retirada de fecaloma. Os outros 25 foram encaminhados para o tratamento cirúrgico. A média do tempo decorrido entre a admissão e a cirurgia foi de 33 horas; Conclusões: Dos submetidos ao tratamento cirúrgico, 2 apresentaram isquemia mesentérica e 23 obstrução mecânica, destes, 12obstruídos por neoplasias, 9 por hérnias incisionais encarceradas, 1 por bridas e 1 por volvo de sigmóide. Nospacientes estudados, encontramos 7 óbitos. Com base nesses dados, foi proposto um protocolo de atendimento para esses pacientes.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores no momento da submissão transferem os direitos autorais, assim, os manuscritos publicados passam a ser propriedade da revista.
O conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons 4.0, esta licença permite o livre acesso imediato ao trabalho e que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreando-os para indexação, passá-los como dados para o software, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal.