Frequência de micronucleação e de outras alterações nucleares em células da mucosa bucal de pacientes anêmicos
Palavras-chave:
micronúcleo, anêmicos, instabilidade cromossômicaResumo
Introdução: o Teste Citogenético do Micronúcleo é um biomarcador que fornece informações para avaliar lesões cromossômicas oriundas de ações genotóxicas. A frequência de micronúcleos pode ser mensurada em situações de exposição a ambiente e substâncias com alto poder genotóxico. Muitas anemias apresentam sua gênese na deficiência nutricional e têm como consequência o aumento das lesões no DNA, assim como estresse oxidativo elevado. A deficiência de ácido fólico e de vitamina B12 determina maior instabilidade cromossômica, seja pela carência de cofatores ou por lesões oxidativas no material genético, com implicações no sistema de reparo do DNA; Objetivo: avaliar a frequência de micronucleação e de outras alterações nucleares em células da mucosa bucal de adultos anêmicos; Metodologia: o estudo foi conduzido com 60 indivíduos, dos quais 30 eram anêmicos e 30 compuseram o grupo controle. Foi feito o Teste do Micronúcleo e as amostras de células da mucosa bucal foram colhidas e processadas conforme o protocolo de Thomas, et. al. (2009). Resultados : a frequência de micronucleação e de outras alterações nucleares foram maiores em anêmicos, enquanto o grupo controle apresentou maior capacidade proliferativa. Conclusão: a elevada frequência de micronúcleos em anêmicos foi atribuída ao estresse oxidativo, ao déficit nutricional ou a outras condições predisponentes como a etiologia genética da anemia ou a presença de doença crônica.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores no momento da submissão transferem os direitos autorais, assim, os manuscritos publicados passam a ser propriedade da revista.
O conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons 4.0, esta licença permite o livre acesso imediato ao trabalho e que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreando-os para indexação, passá-los como dados para o software, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal.