Triagem de doenças oculares que afetam a transparência dos meios da estrutura ocular em recém-natos no Hospital Santa Lucinda

Autores

  • Mariana Poli Toffoli
  • Manuela Pelin Cardoso
  • Valéria Cristina S. Ramos

Palavras-chave:

teste do reflexo vermelho, patologias oculares, recém-nascidos, oftalmoscópio direto

Resumo

Aproximadamente 50% das causas de cegueira no Brasil poderiam ser previsíveis ou tratáveis.  Muitas delas podem ser facilmente detectáveis pelo Teste do Reflexo Vermelho, que foi atualmente incorporado à rotina de cuidados do recém-nascido em todos os hospitais e maternidades paulistas, tendo em vista que este procedimento de triagem apresenta baixo custo, simples aplacação e alta eficiência.

O estudo teve como objetivo o rastreamento descritivo e quantitativo das alterações do Teste de Reflexo Vermelho, que foi realizado com oftalmoscópio monocular direto em recém-nascidos do Alojamento Conjunto do Hospital Santa Lucinda em Sorocaba, analisar seus resultados e relaciona-los a fatores da historia neonatal, tendo como desfecho o encaminhamento das crianças com alterações a serviço especializado em Oftalmologia, com a finalidade de descartar a hipótese de possível patologia visual e aumentar as chances de êxito de tratamentos.

Apos a realização do exame, os dados eram coletados utilizando-se  um formulário composto por 5 partes: Identificação (paciente e pais); Dados Gestacionais; Dados do Parto; Antecedentes Familiares e Exame Oftalmológico. Seu conteúdo englobou história obstétrica, exames laboratoriais e dados específicos do período neonatal. As informações foram coletadas do prontuários do recém-nascido e nos casos em que os dados eram divergentes, foram interrogadas as acompanhantes.

Segundo a análise estatística dos dados referentes a 116 recem-nascidos, nenhuma das comparações analisadas mostrou relevância. Porem, alterando-se o valor critico para porcentagens menores, pode-se encontrar correlação entre as categorias “intecorrencias no parto” e “Alteração ao exame”. Apesar do alto numero amostral, poucos exames mostram-se alterados, o que dificulta a interpretação estatística de todos os dados obtidos.

Conclui-se então, que no alojamento conjunto do Hospital Santa Lucinda, há uma baixa quantidade de recém-natos com alteração no teste do Reflexo Vermelho, é o que provavelmente deve-se ao fato de a maternidade deste hospital tratar-se de local que recebe parturientes de baixo risco.