Inquérito sobre condições predisponentes e medidas preventivas de acidentes domésticos em alunos do quinto ano do Ensino Fundamental de escolas pública e particular de Sorocaba, São Paulo
Palavras-chave:
acidente doméstico, criança, prevençãoResumo
Introdução: o conhecimento sobre medidas preventivas a acidentes e o apoio para aplicação dele é direito da sociedade como um todo, em especial à crianças e seus responsáveis segundo o que normatiza o Estatuto da criança e do adolescente. No entanto, a falta dele em parte desse setor é fator de extrema contribuição para a ocorrência de acidentes domésticos com crianças que poderiam ser, portanto, evitados por meio do conhecimento e aplicação de medidas preventivas, poupando, desse modo, um enorme gasto público e impacto social para a causa que é problema de Saúde Pública. Objetivo: o trabalho busca pesquisar, nas residências de crianças, fatores de risco e medidas preventivas para acidentes domésticos e averiguar se há influência socioeconômica nesses quesitos. Metodologia: foram aplicados questionários em 60 alunos, sendo 30 de uma escola particular e 30 de escola pública. Foram enviados, também, aos pais, questionários socioeconômicos. O desempenho de cada grupo foi avaliado de forma quantitativa, medindo a proporção de prevençāo e risco nas residências, e também de forma qualitativa, valorizando a maior importancia de prevençāo ou risco para determinados fatores. Resultados: ambos os grupos, independente do fator socioeconômico, bastante distinto entre eles, mostraram de modo muito semelhante deficiência nos cuidados com prevenção e significativo risco nas residências. Conclusão: com o estudo ficou claro que ainda há uma deficiência no cuidado com a prevenção nas residências independente do nível socioeconômico da família. Foi feita uma cartilha educativa que será distribuída nas escolas participantes do estudo.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores no momento da submissão transferem os direitos autorais, assim, os manuscritos publicados passam a ser propriedade da revista.
O conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons 4.0, esta licença permite o livre acesso imediato ao trabalho e que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreando-os para indexação, passá-los como dados para o software, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal.