Análise histomorfológica do fígado materno e fetal de ratas prenhes desnutridas submetidas à exposição ao etanol
Palavras-chave:
álcool, desnutrição, gestação, fígado, síndrome alcoólica fetalResumo
Este projeto teve por objetivo analisar histologicamente o fígado de ratas Wistar prenhes e de sua prole, tratadas com etanol e submetidas a uma dieta hipoprotéica semipurificada (6% proteína) utilizada como modelo de desnutrição protéico calórica e normoprotéica semipurificada (18% proteína). Utilizaram-se ao todo 15 (quinze) ratas prenhes, que foram divididas em cinco grupos, sendo um grupo controle, um tratado com ração normoprotéica e gavagem com água destilada, um grupo também tratado com ração normoprotéica e gavagem com etanol, um grupo tratado com ração hipoprotéica e água destilada e um grupo tratado com ração hipoprotéica e etanol. O etanol e a água destilada foram administrados do 11º ao 16º dia de gestação, utilizou-se álcool etílico absoluto P.A. 3 g/Kg de peso corporal em água destilada. Os animais foram sacrificados no 21º dia de gestação, no qual o fígado fetal e o materno foram dissecados e submersos em formol 10% (materno) e Bouin (fetal) para respectiva análise histológica. Nos grupos tratados com etanol, tanto o desnutrido quanto o nutrido, e o desnutrido tratado com água, observaram-se alterações histológicas nos fígados maternos. Entre os fetos não houve alterações histológicas no fígado, mas observou-se alteração no peso e comprimento crânio-caudal nos grupos desnutridos (p<0,001). Neste trabalho demonstrou-se que a associação entre o etanol e a desnutrição interferiu significativamente no peso e comprimento dos fetos e provocou alterações histológicas no fígado materno.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores no momento da submissão transferem os direitos autorais, assim, os manuscritos publicados passam a ser propriedade da revista.
O conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons 4.0, esta licença permite o livre acesso imediato ao trabalho e que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreando-os para indexação, passá-los como dados para o software, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal.