Conceito popular versus conceito médico de saúde e de doença
Palavras-chave:
relações médico-paciente, saúde, doençaResumo
Reflexões acerca dos conceitos de saúde e de doença, dos pontos de vista popular e médico, levaram os autores a uma questão inquietante: quadro dialogam, médicos e pacientes falam a respeito da mesma coisa? Por meio de questionários e desenhos, obteve-se o conceito popular de saúde e de doença de 750 sujeitos: 630 pré-adolescentes estudantes e 120 adultos economicamente ativos. Os conceitos popular e médico de saúde e de doença foram comparados. Detectou-se uma coincidência entre os conceitos popular e médico acerca do que se entende como saúde. Com relação aos conceitos de doença, entretanto, verificou-se um descompasso. Para o médico, a doença é uma condição especial: nem sempre o homem-que-sofre apresenta uma doença ou estado mórbido. Para os leigos, entre os estado de saúde e de doença que, segundo eles, contrapõem-se quase que inteiramente, não existe um hiato. A partir desses achados, propõe-se uma mudança operacional nas relações conceituais entre saúde e doença, de modo a ampliar o campo de ação do médico, do ponto de vista clínico, na relação médico-paciente.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores no momento da submissão transferem os direitos autorais, assim, os manuscritos publicados passam a ser propriedade da revista.
O conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons 4.0, esta licença permite o livre acesso imediato ao trabalho e que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreando-os para indexação, passá-los como dados para o software, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal.