Paciente jovem com lúpus eritematoso sistêmico e infarto agudo do miocárdio
Palavras-chave:
lúpus eritematoso sistêmico, infarto do miocárdio, adolescenteResumo
Lúpus eritematoso sistêmico (LES) é uma doença do tecido conectivo com envolvimento multissistêmico, de natureza autoimune, e que entre outros sistemas acomete o aparelho cardiovascular. Não é comum a ocorrência de oclusão coronariana levando a infarto agudo do miocárdio. Apesar de raro, o infarto do miocárdio pode ocorrer e ser recorrente. Neste artigo descrevemos o caso de uma paciente jovem, de sexo feminino que aos 15 anos de idade apresentou infarto agudo do miocárdio. A paciente tinha diagnosticado de LES de acordo com os critérios de classificação de LES do Colégio Americano de Reumatologia. O infarto agudo do miocárdio foi diagnosticado pelo quadro clinico, eletrocardiográfico e alterações enzimáticas. A cinecoronariografia revelou irregularidade parietais de grau discreto e moderado em artéria coronária direta. A raridade deste evento, a possibilidade de sua prevenção, bem como a descrição do curso evolutivo e seu tratamento, motivou a apresentação deste caso e a revisão de literatura relacionando infarto agudo do miocárdio com lúpus eritematoso sistêmico em pacientes jovens.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores no momento da submissão transferem os direitos autorais, assim, os manuscritos publicados passam a ser propriedade da revista.
O conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons 4.0, esta licença permite o livre acesso imediato ao trabalho e que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreando-os para indexação, passá-los como dados para o software, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal.