Neuroma de Morton: estudo clínico e cirúrgico
Palavras-chave:
neuroma, metatarso, neoplasias ósseasResumo
Os autores avaliaram 15 pacientes (20pés), 11 (55%) no pé direito e 9 (45%) no pé esquerdo. Treze (65%) pacientes eram do sexo feminino e 2 (35%) eram do sexo masculino. A idade variou entre 20 e 56 anos, sendo a idade média 43,13. O Neuroma de Morton ocorreu, em todos os casos, no terceiro espaço. Os parâmetros clínicos são concordantes com a literatura quanto a idade, sexo e lado acometido. Os pacientes foram submetidos ao tratamento cirúrgico para remoção da massa lobular do terceiro pedículo neurovascular interdigital do pé, na área entre as cabeças do terceiro e quarto metatársico, usando a via de acesso dorsal. Os autores descrevem minuciosamente a técnica cirúrgica empregada, bem como os cuidados pós-operátorios. Concluíram que o tratamento cirúrgico, pelo sucesso, é o de eleição, com o alivio da dor e ausência de queixas. Todos os casos foram confirmados pelo exame anatomopatológico.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores no momento da submissão transferem os direitos autorais, assim, os manuscritos publicados passam a ser propriedade da revista.
O conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons 4.0, esta licença permite o livre acesso imediato ao trabalho e que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreando-os para indexação, passá-los como dados para o software, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal.