Avaliação de um programa de capacitação de agentes comunitários de saúde
Palavras-chave:
educação em saúde, saúde bucal, agente comunitário de saúdeResumo
Introdução: os processos de educação continuada que utilizam métodos ativos de aprendizagem necessitam de processos avaliativos coerentes para um novo perfil profissional. Objetivos: este estudo quali-quantitativo teve como objetivo geral capacitar e avaliar os agentes comunitários de saúde para auxiliar na condução do Programa de Educação em Saúde Bucal e, como objetivos específicos, analisar, utilizando uma metodologia de análise quantitativa, os resultados obtidos na ação dos agentes comunitários de saúde, capacitados no Programa de Educação em Saúde Bucal. Método: baseado nos níveis de avaliação da Pirâmide de Miller foi realizada a capacitação dos oito agentes comunitários de saúde. Nas ações práticas utilizou-se o escore do Índice de Placa Visual de Turesky, que possibilitou a obtenção de dados quantitativos antes e depois da ação realizada pelos agentes comunitários de saúde. Participaram do projeto 413 alunos que representaram a totalidade dos alunos matriculados nas unidades escolares municipais e estaduais, na faixa etária de 6 a 19 anos. Posteriormente foi aplicado aos agentes comunitários de saúde um questionário semiestruturado, com um roteiro de entrevista pré-estabelecido. Resultados: pode-se observar através da evidenciação da placa bacteriana antes e após e orientação e escovação supervisionada pelos agentes comunitários de saúde que os alunos apropriaram-se do ensinamento proposto, resultando em considerável melhora na escovação e redução das placas bacterianas e, consequentemente, prevenção e promoção em saúde bucal. O projeto também proporcionou aos agentes comunitários o desenvolvimento profissional com mudanças na visão e nos processos de trabalho, permitindo, ainda, maior integração com a equipe de saúde bucal, tornando- os agentes de educação em saúde.
Downloads
Referências
Santana ML, Carmagnani MI. Programa de saúde da família no Brasil: um enfoque sobre os pressupostos básicos, operacionalização e vantagens. Saúde Soc. 2001;10(1):33-53.
Brasil. Ministério da Saúde. Fundação Nacional de Saúde. Programa saúde da família: saúde dentro de casa. Brasília: Ministério da Saúde; 1994.
Costa ICC, Albuquerque AJ. Educação em saúde. In: Oliveira AG, Albuquerque AJ, Rego DM, Silva EM, Souza ECF, Costa ICC, et al. Odontologia preventiva e social: textos selecionados. Natal: EDUFRN; 1997. p. 233-50.
Brasil. Ministério da Saúde. Plano de reorganização da saúde bucal na atenção básica. Brasília: Secretaria de Políticas de Saúde; Departamento de Atenção Básica; 2001.
Lakatus EM; Marconi MA. Técnicas de pesquisa, planejamento e execução de pesquisas, elaboração: análise e interpretação de dados. 4ª ed. São Paulo: Atlas; 1985.
Turesky S, Gilmore ND, Glickman I. Reduced plaque formation by the chloromethyl analogue of vitamine C. J Periodontol. 1970;41:41.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores no momento da submissão transferem os direitos autorais, assim, os manuscritos publicados passam a ser propriedade da revista.
O conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons 4.0, esta licença permite o livre acesso imediato ao trabalho e que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreando-os para indexação, passá-los como dados para o software, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal.