O metotrexate no tratamento da prenhez ectópica íntegra - relato de caso

Eduardo B. Coscia, Kátia Lucatto Baida, Alexandre Vicente de Andrade, Antonio Rozas

Resumo


Este trabalho é baseado no relato de caso de uma paciente com diagnóstico de prenhez ectópica íntegra, submetida à terapêutica com dose única de metotrexate por via intramuscular. O diagnóstico de prenhez ectópica íntegra, um dos mais difíceis na obstetrícia clássica, vem sendo facilitado com o avanço dos métodos propedêuticos atuais, constituídos principalmente pela tecnologia ecográfica e dosagens bioquímicas pelo radioimunoensaio. Neste presente caso, utilizamos a ultrassonografia transvaginal e a dosagem sérica de gonadotrofina coriônica (b-hCG). Com auxílio destes exames fizemos o diagnóstico precoce de acerto, fundamental para o resultado terapêutico alcançado. O uso de metotrexate por via intramuscular é uma ótima opção no tratamento de prenhez ectópica íntegra, com preservação da anatomia tubária e, consequentemente, da fertilidade.

Palavras-chave


metotrexato; gravidez ectópica

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais



Apoio: ..............................................................................................................................................

  



 

Rev. Fac. Ciênc. Méd. Sorocaba, Sorocaba, SP, Brasil, e-ISSN 1984-4840

A Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.