Resiliência em estudantes de medicina ao longo do curso de graduação
DOI:
https://doi.org/10.5327/Z1984-4840201623647Palavras-chave:
resiliência psicológica, estudantes de medicina, qualidade de vidaResumo
Objetivos e Método: Estudo transversal, descritivo, para identificar o grau de resiliência nos estudantes do Curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (FCMS/PUC-SP). Comparar a resiliência entre os diferentes anos e relacionar e comparar o grau de resiliência com variáveis demográficas e socioeconômicas. Resultados: A amostra teve idade média de 21,68, 270 solteiros (98,18%), de cor branca 240 (87,27%) e com renda familiar de mais de 20 salários (34,54%). Na escala de resiliência obtiveram uma média de 114 (DP=14,05). Não se observou diferença significante entre os pontos obtidos no decorrer da graduação. Observa-se um predomínio de resiliência moderada em todos os anos do curso e, consequentemente, no total. A resiliência nos estudantes de Medicina, segundos os resultados dos estudos, demonstra-se como uma característica individual e que não guarda relações com gênero, idade, orientação sexual, cor e condições de habitação entre os vários anos do curso Conclusão: Conclui-se que o grau de resiliência de estudantes de Medicina pode ser considerado predominantemente moderado, porém com alta variância. Não se observa correlação com renda familiar.
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