Infecção hospitalar no pós cirúrgico: complicação respiratória pós esplenectomia
Palavras-chave:
infecção, esplenectomia, antibióticoResumo
Introdução: As infecções hospitalares ocorrem devido a microrganismos presentes em ambiente hospitalar, equivalendo a 10% das internações. A ocorrência de complicações respiratórias é muito frequente em pacientes submetidos a cirurgias o que auxilia no aumento da morbimortalidade como também no tempo de internação. As complicações respiratórias mais frequentes são a atelectasia, a pneumonia, o tromboembolismo pulmonar e a falência respiratória. Objetivo: Descrever um caso de foco pneumônico no pós cirúrgico em paciente submetido esplenectomia. Relato do Caso: Paciente de 34 anos, sexo masculino, há 5 anos apresentava queixa de episódios agudos de edema em membros inferiores e abdômen. Na admissão apresentava ascite, febre e parada de eliminação de flatos e fezes. Solicitada Endoscopia Digestiva Alta e Ultrassonografia de abdômen que evidenciaram hepatopatia crônica com sinais de hipertensão portal e esplenomegalia idiopática secundária a esferocitose hereditária. Foi encaminhado para cirurgia eletiva de esplenectomia. No pós cirúrgico paciente apresentou picos febris e foi detectado foco pneumônico, sendo introduzindo tratamento com os antibióticos Tazocin e Vancomicina. Comentários finais: O controle das infecções hospitalares é necessário para minimizar o risco de resistência bacteriana e o uso indiscriminado da antibioticoterapia.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores no momento da submissão transferem os direitos autorais, assim, os manuscritos publicados passam a ser propriedade da revista.
O conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons 4.0, esta licença permite o livre acesso imediato ao trabalho e que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreando-os para indexação, passá-los como dados para o software, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal.