Carcinoma mucoepidermóide intraósseo de mandíbula em adolescente: abordagem cirúrgica
Palavras-chave:
carcinoma mucoepidermóide, intraósseo, mandíbulaResumo
Introdução: Carcinomas Mucoepidermóides Intraósseos são Tumores Raros, sendo 2 a 3%de todos os carcinomas mucoepidermóides relatados. Eles são consideradoshistologicamente de baixo grau, e geralmente afetando a mandíbula comolesões radiográficas uni ou multiloculares. Relato e resultados: Paciente masculino, 16 anos apresentou expansão do osso cortical bucal e lingual da região anterior da mandíbula, coberta por mucosa ulcerada, com quatro meses de evolução. Foi realizada biópsia incisional, mostrando achados histopatológicos que confirmam carcinoma mucoepidermóide de baixo grau. O paciente foi tratado com mandibulectomia, incluindo segmento da arcadagengival e linfadenectomia cervical supraomóide. Uma placa de titânio foi usada na reconstrução. Não houve evidências de recidiva local, regional ou metástases a distância, e o paciente estava vivo e sem a doença após seguimento por três anos. Conclusão:Carcinoma mucoepidermóide intraósseo da mandíbula é geralmente tumor de baixo grau, e o tratamento cirúrgico efetivo envolvendo com ampla excisão local ou ressecção em bloco permite que o paciente tenha um prognóstico favorável a longo prazo.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores no momento da submissão transferem os direitos autorais, assim, os manuscritos publicados passam a ser propriedade da revista.
O conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons 4.0, esta licença permite o livre acesso imediato ao trabalho e que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreando-os para indexação, passá-los como dados para o software, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal.