Carcinoma renal com metástase hepática - relato de caso

Cibele Isaac Saad Rodrigues, Fernanda Garcia Bressanin, Emília Domanoski Nogueira, Amanda Celeste Gonçalves Campos

Resumo


O Carcinoma de Células Renais (CCR) é uma neoplasia genito-urinária derivada do córtex renal, associada a fatores de risco como tabagismo, obesidade, exposição ocupacional ao cádmio, asbesto ou derivados do petróleo, além de doença cística renal adquirida. Seu diagnóstico eventualmente é obtido como achado de exame realizado por outras causas, caso contrário, é feito tardiamente, visto que os sintomas surgem, geralmente, quando já está em estágio avançado. O tratamento é cirúrgico, com nefrectomia radical e ressecção de toda a fáscia de Gerota. Relato de caso: ACRS, 53 anos, masculino. Paciente apresenta hematúria macroscópica, sem edema ou hipertensão arterial. Nega disúria, polaciúria ou qualquer tipo de trauma recente. Urina I revelou hemácias e leucócitos superiores a um milhão e nitrito negativo. Ausência de anemia e de distúrbios da coagulação. Na TC, o rim direito apresentava formações arredondadas hipoatenuantes, com acentuada dilatação do sistema pielocalicial, com retardo na eliminação de contraste. Formações nodulares sólidas heterogêneas em projeção da cadeia ilíaca direita. Parênquima pulmonar com múltiplas formações nodulares sólidas, difusamente distribuídas compatíveis com metástases. Foi realizada nefroureterectomia direita. Discussão e Conclusão: O caso relatado é condizente com o perfil epidemiológico do CCR, que é mais prevalente em homens e predominantemente diagnosticado entre 50 e 70 anos. A hematúria, que representou a queixa do paciente, compõe a tríade sintomática dos casos avançados de CCR, a qual inclui também massa abdominal e dor no flanco. Durante a sua evolução, o CCR pode acometer linfonodos – neste caso, a cadeia ilíaca direita – e ocasionar metástases para fígado, ossos e pulmão, dentre os quais apenas o último foi acometido neste caso. A presença de metástases reflete um cenário corriqueiro nos CCR sintomáticos e ilustra o caráter silencioso e agressivo da doença.

Palavras-chave


carcinoma de células renais; metástase neoplásica; hematúria

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais



Apoio: ..............................................................................................................................................

  



 

Rev. Fac. Ciênc. Méd. Sorocaba, Sorocaba, SP, Brasil, e-ISSN 1984-4840

A Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.