Prevalência dos riscos cardiovasculares em escolares e adolescentes obesos acompanhados no ambulatório de endocrinologia pediátrica do Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS)

Autores

  • Karlla Karollynna de Fátima Gaiotto Acadêmico, Medicina, FCMS/PUC-SP
  • Rafael Augustus Mileo Acadêmico, Medicina, FCMS/PUC-SP
  • Glória Zanelato Campagnone Docente, Medicina, FCMS/PUC-SP

Palavras-chave:

obesidade, fatores de risco, riscos cardiovasculares

Resumo

Crianças e adolescentes obesos têm alto risco de desenvolver doençascardiovasculares na idade adulta. Assim, a detecção de fatores de risco e educaçãodos pacientes na infância é de extrema importância para o prognóstico, já que nesseperíodo a mudança dos hábitos de vida demonstra grande redução na incidência egravidade de doenças cardíacas. Desta forma, o objetivo do projeto foi avaliarrepercussões metabólicas associadas à obesidade nos pacientes atendidos noambulatório de endocrinologia pediátrica do CHS e seu impacto nos riscoscardiovasculares. Para isto foi realizada a análise do perfil bioquímico,antropométrico e níveis pressóricos de escolares e adolescentes obesos com idadeentre 07 e 18 anos no período de agosto de 2014 a maio de 2015 e calculada aprevalência para cada variável analisada. Dos 49 pacientes, 57,1% nasceram compeso adequado, 46,9% praticam atividade física insuficiente, 42,9% apresentamobesidade na família, 59,1% apresentam parentes obesos com algumacomorbidade, 81,3% se encaixam no percentil acima de 99 para o IMC, 90,55%apresentam circunferência de cintura acima de 71 cm, 44,1% foram consideradoshipertensos, 20,4% apresentaram alterações no perfil glicêmico, 34,7% possuemcolesterol total aumentado, 59,2% estão com HDL inferior ao desejável, 40,9%estão com níveis alterados de LDL, 49% apresentaram valores de VLDL elevado e30,6% apresentaram triglicérides aumentados. A análise dos dados deste estudopermite inferir que o IMC, pressão arterial, circunferência abdominal, colesterol total,HDL colesterol e triglicérides são aqueles cujos valores são mais expressivos, demonstrando as consequências diretas da obesidade no aumento do risco deeventos cardiovasculares futuros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

1.
Gaiotto KK de F, Mileo RA, Campagnone GZ. Prevalência dos riscos cardiovasculares em escolares e adolescentes obesos acompanhados no ambulatório de endocrinologia pediátrica do Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS). Rev. Fac. Ciênc. Méd. Sorocaba [Internet]. 8º de outubro de 2015 [citado 19º de novembro de 2024];17(Supl.). Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/RFCMS/article/view/24838