Estudo de egressos da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde da PUC-SP de 2004 a 2013
Resumo
Introdução: Desde o início de suas atividades, a Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde o curriculum, de 1951 até 2005 seguia o método tradicional de ensino – flexneriano. A partir de então houve mudança para o método ABP. O modelo tradicional permitiu reorganizar o funcionamento das escolas médicas, mas desencadeou um processo de extirpação das propostas de atenção em saúde. No modelo do ABP, o processo educativo está centrado no estudante, estimula-se a capacidade de auto formação, fomentada pela busca ativa de informações. Objetivos: Traçar o perfil do egresso da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS); Analisar a percepção dos egressos do curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS) quanto à formação e prática profissional; Verificar a inserção destes médicos no mercado de trabalho e nível de satisfação pessoal. Justificativas: Um estudo sobre a compreensão da formação, satisfação profissional dos egressos da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde do curso de Medicina, nunca foi realizada antes pelos pesquisadores da instituição. Além disso, a modificação do modelo de ensino fomentou a necessidade de avaliar a visão que os ex-alunos tiveram sobre sua formação e se o método de ensino foi decisivo para isso. Metodologia: A fim de obtermos os dados para o estudo, um questionário autoaplicável foi enviado via e-mail e redes sociais para os alunos formados entre 2004 a 2013. Os dados obtidos foram filtrados a partir dos nossos objetivos traçados inicialmente. Separamos dois grupos: dos egressos de 2004 e 2005, formados pelo método tradicional, e dos e egressos de 2012 e 2013, formados pelo método PBL. Iniciando a análise comparativa de dados. Análise dos dados/Resultado da análise: Apesar dos egressos que cursaram o novo currículo focado no ABP tenham quase a mesma percepção dos que cursaram o antigo, quanto a necessidade de aperfeiçoamento profissional, é inegável que houve um aumento da segurança para exercer a profissão imediatamente depois de terminar o curso.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores no momento da submissão transferem os direitos autorais, assim, os manuscritos publicados passam a ser propriedade da revista.
O conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons 4.0, esta licença permite o livre acesso imediato ao trabalho e que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreando-os para indexação, passá-los como dados para o software, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal.