Estudo de egressos da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde da PUC-SP de 2004 a 2013

Autores

  • Carolina de Campos Carvalho do Amaral Gurgel Acadêmico, Medicina, FCMS/PUC-SP
  • Nelly Emy Kanamori Acadêmico, Medicina, FCMS/PUC-SP
  • José Mauro Rodrigues da Silva Docente, Medicina, FCMS/PUC-SP

Resumo

Introdução: Desde o início de suas atividades, a Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde o curriculum, de 1951 até 2005 seguia o método tradicional de ensino – flexneriano. A partir de então houve mudança para o método ABP. O modelo tradicional permitiu reorganizar o funcionamento das escolas médicas, mas desencadeou um processo de extirpação das propostas de atenção em saúde. No modelo do ABP, o processo educativo está centrado no estudante, estimula-se a capacidade de auto formação, fomentada pela busca ativa de informações. Objetivos: Traçar o perfil do egresso da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS); Analisar a percepção dos egressos do curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS) quanto à formação e prática profissional; Verificar a inserção destes médicos no mercado de trabalho e nível de satisfação pessoal. Justificativas: Um estudo sobre a compreensão da formação, satisfação profissional dos egressos da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde do curso de Medicina, nunca foi realizada antes pelos pesquisadores da instituição.  Além disso, a modificação do modelo de ensino fomentou a necessidade de avaliar a visão que os ex-alunos tiveram sobre sua formação e se o método de ensino foi decisivo para isso. Metodologia: A fim de obtermos os dados para o estudo, um questionário autoaplicável foi enviado via e-mail e redes sociais para os alunos formados entre 2004 a 2013.  Os dados obtidos foram filtrados a partir dos nossos objetivos traçados inicialmente. Separamos dois grupos: dos egressos de 2004 e 2005, formados pelo método tradicional, e dos e egressos de 2012 e 2013, formados pelo método PBL. Iniciando a análise comparativa de dados. Análise dos dados/Resultado da análise: Apesar dos egressos que cursaram o novo currículo focado no ABP tenham quase a mesma percepção dos que cursaram o antigo, quanto a necessidade de aperfeiçoamento profissional, é inegável que houve um aumento da segurança para exercer a profissão imediatamente depois de terminar o curso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

1.
Gurgel C de CC do A, Kanamori NE, Silva JMR da. Estudo de egressos da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde da PUC-SP de 2004 a 2013. Rev. Fac. Ciênc. Méd. Sorocaba [Internet]. 8º de outubro de 2015 [citado 19º de novembro de 2024];17(Supl.). Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/RFCMS/article/view/24864