Influência da superdosagem do extrato seco da cordia salicifolia cham durante o período gestacional de ratas
Palavras-chave:
fitoterápicos, cordia salicifolia cham, período gestacionalResumo
O advento do uso de fitoterápicos na medicina popular e o seu livre comércio em mercados e farmácias atraem atenção de pesquisadores, devido ao relato de seus efeitos deletérios nos embriões durante o período gestacional. A Cordia salicifolia Cham (C. salificolia), conhecida popularmente como erva anti-barriga e consumida sob a forma de chá, possui benéficas propriedades farmacológicas, porém estudos demonstraram que em doses elevadas podem levar a redução do ganho ponderal, sendo, portanto, nocivo ao binômio materno-fetal. Esse estudo tem como objetivo investigar a influência da superdosagem do extrato de C. salificolia durante o período gestacional de ratas Wistar através da avaliação da prenhes após administração do extrato seco de C. salificolia em doses de 200 e 400mg/Kg/dia dissolvido em 1 ml de água nos períodos da embriogênese e organogênese, comparando-se com o grupo controle. Transcorrida a prenhes foi realizada a cesárea das ratas e a avaliação da sua capacidade reprodutiva, por meio do índice de fertilidade e vitalidade dos filhotes. Após a fixação dos fetos em solução de formol a 10% foi realizada as medidas anatômicas necessárias para análise estatística. Como resultado obtiveram-se alterações dos parâmetros morfológicos fetais, perdas pós-implantação significativas em relação ao grupo controle, porém sem redução de relevância quanto ao peso fetal ou placentário. A partir dos dados deste estudo, considerando que as Leis vigentes do País determinam que sejam realizados testes para identificar o potencial teratogênico de diversas espécies vegetais medicinais, os efeitos da administração do extrato seco de C. salificolia na concentração estudada, quanto ao estudo da fertilidade pode apresentar efeito tóxico, porém são necessários mais estudos adicionais para definir a toxicidade no uso desta durante o período gestacional.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores no momento da submissão transferem os direitos autorais, assim, os manuscritos publicados passam a ser propriedade da revista.
O conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons 4.0, esta licença permite o livre acesso imediato ao trabalho e que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreando-os para indexação, passá-los como dados para o software, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal.