Anastomose de Martin-Gruber intramuscular
Palavras-chave:
Anastomose de Martin-Gruber, nervo mediano, nervo ulnarResumo
Apresentação do Tema e Introdução: A comunicação nervosa entre os nervos mediano e ulnar são variações anatômicas que podem ocorrer em diferentes locais no membro superior. A comunicação nervosa entre os nervos mediano e ulnar que pode ocorrer no antebraço é conhecido como Anastomose de “Martin Gruber”. Objetivo: A finalidade deste trabalho foi apresentar a incidência, origem, curso e ralações anatômicas da anastomose de Martin-Gruber intramuscular. Justificativa: Estudos anatômicos sugerem que essas comunicações tem importante implicações clinicas e cirúrgicas. Metodologia: Foram dissecadas 100 antebraços de 50 cadáveres adultos no Laboratório de Anatomia da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde da Pontifício Universidade Católica de São Paulo. Resultados da Análise: A comunicação nervosa intramuscular entre os nervos mediano e ulnar no antebraço (Anastomose de Martin-Gruber) foI registrada em 5 antebraços, três do antímero direito e duas no esquerdo, sendo uma bilateral. Todas as comunicações nervosas foram entre os nervos interósseo anterior e o nervo ulnar. Conclusão: As comunicações nervosas intramusculares, que registramos em 5% dos 100 membros dissecados, tem a finalidade apenas de suprir o músculo flexor profundo dos dedos sendo pouco provável que tenha alguma influência na inervação dos músculos intrínsecos da mão.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores no momento da submissão transferem os direitos autorais, assim, os manuscritos publicados passam a ser propriedade da revista.
O conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons 4.0, esta licença permite o livre acesso imediato ao trabalho e que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreando-os para indexação, passá-los como dados para o software, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal.