Aneurisma dissecante de aorta tipo B de Stanford com evolução para óbito
Palavras-chave:
aneurisma dissecante, aneurisma aórtico, evolução fatalResumo
A dissecção aórtica é uma doença de baixa incidência, ocorrendo apenas cerca de dois mil casos por ano, mas potencialmente catastrófica. Quando secundária à hipertensão arterial, constitui-se uma emergência hipertensiva, caracterizada por súbita separação da camada média do vaso. Há infiltração de uma coluna de sangue em um espaço virtual entre a íntima e a adventícia, determinando uma falsa luz e a formação de hematoma. Pode ser classificada de acordo com Stanford em A, quando acomete aorta ascendente, ou B, quando acomete aorta descendente pós-subclávia esquerda. O tratamento pode ser cirúrgico ou endovascular.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores no momento da submissão transferem os direitos autorais, assim, os manuscritos publicados passam a ser propriedade da revista.
O conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons 4.0, esta licença permite o livre acesso imediato ao trabalho e que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreando-os para indexação, passá-los como dados para o software, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal.